Estreia absoluta em Portugal dos Terem Quartet

Primeiro concerto do Festim é em Estarreja

quarta, 02 de junho 2010

Estarreja abre a 2ª edição do Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo com o concerto dos Terem Quartet, da Rússia, no Cine-Teatro de Estarreja, esta noite, pelas 22h00. Da Rússia, os mestres! Os Terem Quartet elevaram instrumentos tradicionais como a domra ou a balalaika a níveis de virtuosismo sem precedentes. Com um exuberante desempenho ao vivo, a música de Terem Quartet é pura paixão, uma caixa de ressonância da alma russa. Estes quatro verteram toda a sua formação superior nos instrumentos que tocam e o seu amor à música é subliminar: com os Terem Quartet, qualquer melodia universal soa a tradição russa. Música vertiginosa com luvas de pelica.

A excelência na abertura do Festim 2010! Os 3 concertos dos Terem Quartet no Festim decorrem em Estarreja (dia 2), Ovar (dia 4), e Sever do Vouga 8dia 5).

Veja o vídeo dos Terem Quartet ao vivo:

Festim passa por 5 municípios até 17 de Julho

Assente numa rede de 5 municípios vizinhos, o Festim assume-se como palco de geografias fascinantes e improváveis descobertas. O mundo e as suas culturas em sete partidas, de 2 de Junho a 17 de Julho de 2010, em Estarreja, Águeda, Albergaria-a-Velha, Ovar e Sever do Vouga.

Os melhores palcos e plateias de uma região unem-se para acolher 19 concertos, num cartaz que sobrevoa o planeta: do Pacífico ao Mediterrâneo, do Cáucaso ao Chifre de África, dos Balcãs à América Latina, imaginários sonoros de puro fascínio. Eis a programação desta 2ª edição do Festim a dar sentido à palavra diversidade.

Duas estreias absolutas em Portugal (Terem Quartet e Minyeshu), uma das quais em Estarreja, um regresso ao fim de mais de vinte anos (Serenata Guayanesa) e dois nomes habituais em Portugal (Rare Folk e Renato Borghetti) formam um cartaz único. Sendo que, no Festim, não há oportunidades únicas. Este é o festival em que os músicos do mundo tocam sempre mais que uma vez.

Depois da conquista cultural que foi a 1ª edição – nomes como Hermeto Pascoal e Kepa Junkera, entre outros, fizeram deste um festival desde logo incontornável –, o Festim regressa com uma programação fascinante, uma festiva viagem pelas músicas do mundo.

Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo
Programação em Estarreja

APOIO: MC/ DGARTES

QUA 02 JUN 22H00 [CINE-TEATRO DE ESTARREJA]
80MIN. | M/3
TEREM QUARTET (RÚSSIA)

QUA 09 JUN 22H00 [PRAÇA FRANCISCO BARBOSA]
ENTRADA LIVRE
INTEGRADO NAS FESTAS DE STO. ANTÓNIO, DA CIDADE E DO MUNÍCIPIO DE ESTARREJA
80 MIN.
RARE FOLK (ESP.)

SEX 18 JUN 22H00 [CINE-TEATRO DE ESTARREJA]
EVENTO COMEMORATIVO DO 5.º ANIVERSÁRIO DA REABERTURA DO CINE-TEATRO
75 MIN. | M/3
RENATO BORGHETTI (BRASIL)

SEX 25 JUN 22H00 [CINE-TEATRO DE ESTARREJA]
80 MIN. | M/3
KILEMA (MADAGÁSCAR) *

* Kilema (Madagáscar) substitui, na programação do festim, os Narasirato (Ilhas Salomão), cuja tournée europeia foi cancelada.

Links:
www.festim.pt