Fórum "Inclusão Social – Uma mudança com trabalho"

segunda, 07 de junho 2010

A Rede Social de Estarreja e as Redes Sociais dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos e a Universidade de Aveiro, integram uma parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal (REAPN) (entidade promotora) no projecto REDES PARA A INCLUSÃO, que decorre da comemoração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social – 2010.

“Inclusão Social – uma mudança com trabalho” será o primeiro de 3 Fóruns a serem realizados no âmbito deste projecto. Decorrerá esta terça-feira, dia 8, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, e visa debater a relação da problemática da integração da população no mercado de trabalho com os fenómenos de pobreza e exclusão social. Os painéis do Fórum assumirão o formato de debate dando oportunidade à participação activa de todos os presentes.

O Fórum visa a participação dos dirigentes, técnicos e destinatários do trabalho social e população em geral dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, de forma a promover a sensibilização dos mesmos para esta problemática e especificamente:

1. Proporcionar a aquisição de conhecimentos, a reflexão e o debate acerca das Medidas de Política enquanto mecanismos para a inclusão social das pessoas em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho.

2. Promover a participação da comunidade em geral, das pessoas em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho e dos representantes organizacionais, enquanto agentes no combate à pobreza e à exclusão social.

PROJECTO REDES PARA A INCLUSÃO

Em implementação no território do Baixo Vouga, o projecto REDES PARA A INCLUSÃO visa promover a sensibilização dos cidadãos em geral e dos agentes de desenvolvimento social em específico para a necessidade de implicação e partilha de responsabilidades no combate à pobreza e à exclusão social, ao nível das problemáticas das situações de risco que afectam a população infantil e juvenil, da qualidade de vida da população idosa e da integração da população no mercado de trabalho.

As acções decorrerão entre Junho e Dezembro de 2010, com a seguinte calendarização:

. 3 Fóruns:
- Fórum sobre a integração da população no mercado de trabalho: 8 de Junho, em Águeda;
- Fórum sobre os factores de risco que afectam a população infantil e juvenil: 23 de Junho, em Aveiro;
- Fórum sobre a Qualidade de Vida da População Idosa: 13 de Setembro, em Ílhavo;

. 3 Campanhas de informação e sensibilização pública para as seguintes problemáticas:
- Integração da População no Mercado de Trabalho versus pobreza e exclusão social
- Factores de Risco que Afectam a População Infantil e Juvenil versus pobreza e exclusão social
- Qualidade de Vida da População Idosa versus pobreza e exclusão social

Estas campanhas realizar-se-ão entre Outubro e Dezembro. Contemplam a produção de filmes e cartazes desenvolvidos pelos destinatários directos das Medidas de Política Social com a orientação, acompanhamento e execução do CEMED – Centro Multimédia e de Ensino à Distância – Universidade de Aveiro. Têm data prevista de lançamento o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – 17 de Outubro e serão difundidas nos 11 concelhos do Baixo Vouga, através de colocação dos cartazes em mupis de rua e outros locais públicos de grande visibilidade e dos filmes na plataforma web youtube, e ainda, da difusão destes produtos junto das Escolas do Ensino Básico e Secundário.

. Sessão pública para apresentação do Documento Conclusivo dos três Mini-Fóruns (realizados entre os anos de 2008 e 2009) e dos 3 fóruns temáticos: agendada para o dia 13 de Dezembro, no Centro Distrital de Aveiro do ISS,IP.

Este projecto decorre do trabalho que a REAPN tem desenvolvido com as Redes Sociais do Baixo Vouga para aprofundamento do conhecimento das problemáticas que concorrem para a pobreza e a exclusão social, bem como a identificação de propostas para adequação das Medidas às respectivas realidades. A identificação das problemáticas baseou-se nos diagnósticos e Planos de Desenvolvimento Social destas Redes Sociais e da Plataforma Supraconcelhia da Rede Social do Baixo Vouga, pelo que os seus resultados constituem produtos para aprofundamento destes instrumentos.

Outra perspectiva de complementaridade relaciona-se com o trabalho da REAPN para prossecução do Plano Nacional de Acção para a Inclusão no tocante à mobilização dos principais actores, neste caso, com um destaque particular para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como com outras acções a desenvolver pelas Redes Sociais a nível concelhio.

A este respeito realça-se que as acções do Projecto prevêem o envolvimento dos representantes das entidades que actuam nos 11 concelhos do território do Baixo Vouga, mas também dos destinatários directos das Medidas de Política Social, sendo de relevar que os conteúdos das campanhas públicas de informação e sensibilização serão construídos por pessoas que se encontram nesta situação.

Com a prossecução deste Projecto espera-se a concretização de produtos específicos e boas práticas, sendo de destacar, para além dos produtos directamente resultantes da realização dos fóruns e das campanhas públicas, a consolidação de uma estrutura de parceria Supraconcelhia e o empowerment de pessoas em situação de vulnerabilidade social.