Dia do Município: Atribuição de Medalhas de Mérito

quarta, 09 de junho 2010

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, distinguir com a Medalha de Mérito Municipal o Centro Recreativo de Estarreja, a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, Vladimiro Silva, João Amaral e António Castro Valente. Assinalando solenemente o Dia do Município, a Câmara Municipal galardoa personalidades ou entidades que contribuam ou tenham contribuído para o desenvolvimento e dignificação do Concelho de Estarreja.

Tendo em conta a actividade desenvolvida, a dedicação e o relevante mérito das suas acções e contributos, a Medalha de Mérito Municipal será atribuída a duas instituições que celebram este ano datas marcantes, o Centro Recreativo de Estarreja comemora 100 anos de existência e a Santa Casa da Misericórdia está a assinalar o seu 75º aniversário, e a três personalidades do concelho, o anterior Presidente da Câmara Municipal, de 1993 a 2001, Vladimiro Silva, o empresário  e filantropo João Amaral e o anterior Comandante, durante 40 anos, dos Bombeiros Voluntários, António Castro Valente.

O Centro Recreativo de Estarreja, fundado a 10 de Julho de 1910, é a 3ª colectividade mais antiga do Concelho em actividade. Foi sempre um importante espaço aberto ao debate e de dinamização social e cultural. Sucessivas gerações de Estarrejenses usufruíram das iniciativas do Centro e aí enriqueceram o seu percurso de vida e de cidadania. O Centro Recreativo de Estarreja mantém vivo o espírito dos seus fundadores de permanente serviço ao desenvolvimento da nossa Terra.

A história da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja começa em 1923, quando surge um movimento concelhio para a fundação de uma misericórdia/hospital em Estarreja e de uma corporação de bombeiros. Com o Hospital construído e equipado, a expensas do Visconde de Salreu, coadjuvado espiritualmente pelo Padre Donaciano de Abreu Freire, nasce oficialmente – em Outubro de 1935 – a Misericórdia de Estarreja. Se durante décadas o Hospital foi a imagem de marca da Santa Casa, hoje usufruem dos seus serviços 275 utentes (Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Creche e Pré-escolar), sendo que tudo isto acontece graças ao contributo de 90 funcionários e 12 voluntários.

Vladimiro Silva foi eleito Presidente da Câmara Municipal em 1993, cargo que desempenhou durante 8 anos, cumprindo 2 mandatos por votação dos Estarrejenses. Tal como aconteceu com a sua antecessora, cabe ao Município lembrar os que o serviram em tão destacado e exigente cargo. Tendo como cenário as comemorações em curso do Centenário da República, importa sublinhar o contributo dos Autarcas dos Municípios e das Freguesias. Coube à 2ª geração de eleitos locais consagrar novos e sempre difíceis patamares para cumprir os ideais da Democracia e da República. Este é o reconhecimento de Estarreja pela sua vontade no desenvolvimento do Município e no contributo para a nossa Qualidade de Vida.

João de Pinho Amaral nasceu em Estarreja em 1939, numa família que dava os primeiros passos nos transportes de mercadorias. Da sua própria iniciativa e risco, o negócio consolida-se e transforma-se na empresa “Transportes J. Amaral, SA”, hoje reconhecida a nível nacional e internacional. A sua frota de 380 camiões percorre diariamente as estradas nacionais e de toda a Europa. Com 480 colaboradores, constitui-se como um dos principais pilares da economia local, sendo o maior empregador do Município. Paralelamente, a TJA insere-se na Comunidade Local com forte sentido de Responsabilidade Social no apoio a diversas Colectividades, sendo de realçar a sua participação no PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável.

António Castro Valente assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja em 1969, cargo que desempenhou até 2009. Foram 4 décadas de serviço e dedicação que justificam esta distinção do Município. A evolução da Associação é visível durante o seu tempo de comando – desde o permanente apetrechamento operacional à formação dos bombeiros – e ainda na procura de melhores condições. A sua competência, dedicação e capacidade são hoje reconhecidas por todos – em Estarreja, no Distrito de Aveiro e nos Bombeiros de Portugal.

A entrega da distinção acontece na Sessão Solene do Dia do Município de Estarreja, que se realiza no feriado municipal, a 13 de Junho, domingo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 18h30.

LOUVOR A ATLETAS CAMPEÕES NACIONAIS

Na cerimónia, serão entregues Votos de Louvor a 15 atletas que se sagraram campeões nacionais na época 2008/09.

DISTINÇÃO A TRABALHADORES DA CÂMARA

A Câmara Municipal vai distinguir ainda, em cerimónia solene e pública, os Funcionários que em 2009 completaram 25 anos de Trabalho e Dedicação ao Serviço da Comunidade e também os que passaram à situação de Aposentados.