"IAMS" atribui prémio no Festival de Cinema "AVANCA’10"

segunda, 14 de junho 2010

O “AVANCA’10 - 14º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” terá este ano um novo prémio a atribuir ao conjunto da Competição Internacional e da Competição Avanca. A “IAMS - International Association for Media in Science“, uma prestigiada sociedade científica, anunciou a atribuição de um Prémio IAMS durante o próximo Festival de Cinema AVANCA’10.

Este prémio será atribuído ao filme que melhor contribua para a divulgação dos valores da ciência. O júri internacional deste prémio será presidido por Alexandro Graffini, cientista, académico e um dos mais reputados físicos nucleares europeus. A competição internacional será constituída este ano por longas e curtas-metragens de ficção e animação, documentários e também vídeos de carácter mais experimental. A totalidade destes filmes têm no “AVANCA’10” a sua estreia em Portugal.

A competição Avanca é constituída por longas e curtas-metragens produzidas na região. Esta competição tem tido uma importância crescente desde que em 2008 e 2009 os filmes produzidos à volta de Avanca receberam cerca de um quinto da totalidade dos prémios internacionais atribuídos fora do país aos filmes portugueses.


Prémio Estreia Mundial consolida-se com crescente número de candidatos

Entretanto consolida-se o Prémio Estreia Mundial que no ano passado teve uma primeira edição experimental. São já vários os filmes que pretendem ter a sua primeira exibição mundial no decorrer das competição do AVANCA’10. Um Júri de pré-selecção está a acompanhar as candidaturas e irá escolher os filmes que este ano participarão neste prémio.

Sendo um prémio inédito no nosso país, esta distinção consolida um percurso de catorze edições do “AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” que desde 1997 tem procurado contribuir para a exibição em Portugal de obras inéditas e de grande qualidade. Vários dos filmes seleccionados e exibidos no Avanca passaram ou foram seleccionados em festivais como Cannes e Berlim ou foram candidatos aos Óscares. Também vários realizadores, actores e autores que passaram pelo AVANCA têm vindo a cimentar a sua carreira internacional com prémios, estreias de novos filmes e intervindo em produções de grande orçamento.

Tanel Toom recebe “Oscar” e vem ao “AVANCA'10” orientar workshop

Tanel Toom acaba de ganhar o Student OSCAR 2010 para o Melhor Filme Estrangeiro, atribuído pela “Academy of Motion Picture Arts and Sciences” de Hollywood. Tanel recebeu o OSCAR no “Samuel Goldwyn Theater”, durante a “37th Annual Student Academy Awards", no último sábado, dia 12.

Tendo sido o primeiro realizador da Estónia a receber uma nomeação para os OSCAR de Hollywood, Tanel Toom vê assim confirmada pela Academia americana uma carreira iniciada com “Teine Tulemine”. Este filme, um épico de guerra brilhante e surpreendente, estreou na competição oficial do Festival de Veneza e foi distinguido no Festival AVANCA'09 com o Prémio para a Melhor Fotografia.

Tanel Toom estará no Festival AVANCA para receber o prémio atribuído ao seu filme, mas também para orientar, durante o festival, um dos vários workshops que tradicionalmente acontecem desde 1997 neste evento internacional. Tanel irá orientar um workshop de realização cinematográfica, intitulado “Uma longa estrada para um filme curto”.

O “Student OSCAR” foi atribuído no passado a alguns dos mais proeminentes nomes do cinema americano como John Lasseter, Spike Lee e Robert Zemeckis e é considerado a maior distinção mundial atribuída a um filme produzido por uma escola superior de cinema.


Na sua 14ª edição, os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” iniciam-se a 23 e a competição internacional e workshops decorrem entre 28 de Julho e 1 de Agosto. O AVANCA’10 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

 


Filme "Um Gato sem Nome" premiado em Cuba

A curta-metragem de animação “Um Gato sem Nome” do realizador Carlos Cruz, produzida pelo Cine-Clube de Avanca, foi premiada em Cuba pelo “4º Festival Internacional de Animación para la Niñez y la Adolescência - CUBANIMA 2010” que acaba de terminar em Havana. “Um Gato Sem Nome”, é também um dos nomeados para o Prémio do Melhor Filme de Animação Estrangeiro do “16th Shanghai TV Festival” que terminou no dia 11 na China.

“Um Gato sem Nome” é baseado num texto da escritora Natércia Rocha, desaparecida em 2004 e que nos deixou uma importante obra de literatura para a infância, de que era especialista e activista (dirigiu, entre outros, os Encontros Gulbenkian de Literatura para Crianças).

Inspirado nas personagens do pintor Joan Miró e com música do compositor americano James N. Phelps, “Um Gato sem Nome” conta a história do aniversário de uma menina que queria ser mosca para saber por antecipação as prendas que a família se preparava para lhe dar.

Carlos Cruz fez a estreia mundial deste filme na última edição do Festival AVANCA'09, tem um longo percurso profissional marcado pela publicidade e pela televisão, tendo trabalhado em mais de um milhar de filmes publicitários. Premiado no CINANIMA e no AVANCA, responsável por alguns dos mais arriscados projectos industriais da animação em Portugal, Carlos Cruz é considerado como um dos mais exímios animadores do nosso país.

O Júri Internacional do CUBANIMA 2010 atribuiu ainda um prémio ao filme “Transformadores” na categoria de filmes realizados por crianças. Este filme, produzido pelo “Espalhafitas” e realizado por jovens alunos da Escola EB 1 n.º4 da Chainça em Abrantes, foi supervisionado por Carlos Silva e João Paulo Dias do Cine-Clube de Avanca.

Também a primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao tecto do Mundo” foi exibida pelo CUBANIMA, depois de já ter estado em exibição em Dezembro passado no mítico Festival Ibero-Americano de Havana. O CUBANIMA é o mais importante festival internacional de cinema de animação de Cuba, sendo organizado pelo ICAIC, o instituto estatal de cinema cubano.

 

“A RIA, A ÁGUA, O HOMEM”, desenhos e filmes de Matos Barbosa em Aveiro

O Museu da Cidade, em Aveiro, mostra durante todo o mês de Junho uma exposição sobre o novo filme de animação do realizador Manuel Matos Barbosa, “A Ria, a Água, o Homem”. Este filme, produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, inspira-se nos textos de Raul Brandão em “Os Pescadores”, para se debruçar sobre as águas de Aveiro e para documentar a Ria.

O actor Joaquim de Almeida dá voz ás palavras e ás emoções deste filme de desenhos monocromáticos exímios, de um realismo inesperado.

Cineasta, artista plástico, autor de banda desenhada, Matos Barbosa nasceu em Oliveira de Azeméis em 1935, tendo encontrado na arte, mas sobretudo no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência.

Com Vasco Branco e Manuel Paula Dias, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral. Com uma filmografia de 18 filmes, estas obras foram várias vezes premiadas e exibidas em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.

“A Ria, a Água, o Homem”, é a exposição de um filme, mas é também a mostra de um percurso de vida e de um espaço lagunar – a Ria de Aveiro. Desenhos, imagens, máquinas, prémios, banda desenhada e documentos diversos, marcam cada um dos vários espaços que ocupam os 3 pisos do Museu da Cidade. A mostra poderá ser visitada de terça a sexta das 10h às 12.30h e das 14.30h às 18h.

Durante a mostra, serão exibidos alguns dos melhores filmes da animação portuguesa para crianças, nomeadamente “Um Gato Sem Nome”. O filme “A Ria, a Água, o Homem” será exibido em ante-estreia nos últimos dias da mostra, antecedendo a sua posterior passagem pelos Festivais Internacionais de Cinema AVANCA'10 e CINANIMA. “A Ria, a Água, o Homem” teve apoio à produção do ICA/Ministério da Cultura e da RTP, entre outras entidades.

 

 

AVANCA’10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia: 23, 28 de Julho a 1 de Agosto

AVANCA’10 é um espaço cheio de imagens, filmes, surpresas, workshops, ideias, exposições, encontros, discussões, …

AVANCA‘10 é um encontro de todos os cantos do mundo.

www.avanca.com