Dia do Município distingue Personalidades de Mérito

terça, 15 de junho 2010

O Salão Nobre dos Paços do Concelhos foi pequeno para receber todos os que quiseram assistir à Sessão Solene do Dia do Município que, antecedida da festa religiosa, reuniu eleitos, entidades, colectividades, homenageados e convidados. Foram atribuídas cinco Medalhas de Mérito Municipal.

O Centro Recreativo de Estarreja, fundado a 10 de Julho de 1910, é a 3ª colectividade mais antiga do Concelho em actividade, e comemora 100 anos de existência. O seu Presidente agradeceu à Câmara Municipal a distinção e o apoio contínuo ao longo dos anos. Há no entanto um desejo por cumprir, sublinhou Nelson Agra, que quer ver o CRE na sua antiga sede, a actual Casa da Cultura. “Se todos quiserem estou convencido que isso vai acontecer”, afirmou. Terminou o seu discurso dizendo que “Estarreja é a melhor terra do mundo!”.

A Santa Casa da Misericórdia está a assinalar o seu 75º aniversário. Com a construção do Hospital, a expensas do Visconde de Salreu, coadjuvado espiritualmente pelo Padre Donaciano de Abreu Freire, surge oficialmente em Outubro de 1935. A Provedora, Rosa de Fátima Figueiredo, afirmou que “a Câmara Municipal reconheceu a realidade onde a Misericórdia se movimenta, bem como o seu trabalho persistente”.

Durante a sessão solene referiu que a “Misericórdia tem desenvolvido de uma forma intensa a sua actividade” e mencionou o “esforço e dedicação que tantos ali trabalharam e continuam a dar o seu melhor”. Hoje usufruem dos seus serviços 275 utentes (Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Creche e Pré-escolar), sendo que tudo isto acontece graças ao contributo de 90 funcionários e 12 voluntários.

O anterior Presidente da Câmara Municipal, Vladimiro Silva, desempenhou o cargo durante 8 anos, entre 1993 a 2001, cumprindo 2 mandatos por votação dos Estarrejenses. A coexistência frutífera entre partidos políticos foi realçada pelo anterior autarca, bem como o trabalho em conjunto, o respeito mútuo. “Há que reflectir nas possibilidades que há de em conjunto fazermos coisas. Podemos ser polémicos, temos que ser determinados e acreditar”.

Lembrou a evolução até à época em que “já foi possível, nos tempos de Maria de Lurdes Breu, um entendimento entre as forças políticas que permitiu que o Dr. Casimiro Tavares fosse presidente da Assembleia Municipal ou em que houve unanimidade na atribuição de Medalha de Ouro de Mérito Municipal a Maria de Lurdes Breu”. Dedicou a Medalha “a uma maneira de estar na vida e a um grupo de pessoas que fez, que se dedicou”.

O empresário  e filantropo João de Pinho Amaral nasceu numa família que dava os primeiros passos nos transportes de mercadorias. “Muito honrado com a medalha”, lembrou “o homem que começou isto, o meu pai que em 1947 comprou a primeira camioneta”. Hoje reconhecida a nível nacional e internacional, a empresa “Transportes J. Amaral, SA”, tem uma frota de 380 camiões que percorre diariamente as estradas nacionais e de toda a Europa.

Camiões que são também sinónimo de alegria para os emigrantes. “O TJA não faz só transportes, também alegra as pessoas” disse contando que os portugueses quando regressam à sua terra nas férias falam “com grande entusiasmo que viram um TJA”. “É um pedaço da nossa terra que vai junto deles”, afirmou João Amaral, que “agradeceu o empenho e o trabalho dos colaboradores”, cerca de 480, o que faz com que seja o maior empregador do Município.

António Castro Valente assumiu o Comando do Corpo Activo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja em 1969, cargo que desempenhou até 2009. “Pela postura pela consciência do que valho e pelo espírito altruísta, desinteressado e honesto acho-me merecedor legítimo e digno da Medalha de Mérito Municipal”, afirmou partilhando a condecoração com amigos e beneméritos da Associação e com os “seus” bombeiros.

Foram 4 décadas de dedicação, a “servir operacional, desinteressada, social e graciosamente a Associação Humanitária e a servir e a desempenhar com isenção, abnegação, civismo, dignidade e prestígio a população e o concelho”.“Préstimos que ultrapassaram o concelho”. Castro Valente foi Comandante de Zona Operacional, Vogal da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro e é seu Presidente desde 1996. Na hora da distinção sentiu-se “orgulhoso, feliz e tranquilo”.


Empreendedorismo e emprego são apostas de José Eduardo de Matos

A entrega das Medalhas de Mérito teve lugar na Sessão Solene do Dia do Município de Estarreja, que se realiza no feriado municipal, a 13 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que foi presidida pelos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal.

O empreendedorismo e o emprego merecem a atenção de José Eduardo de Matos. “Cabe-nos criar ambientes propícios à nova geração de empresários, estabelecer pontes com a Universidade e capitalizar vantagens competitivas”. A Incubadora de Estarreja, inaugurado este mês, é um exemplo desse desígnio. “No mais, mantemos firme a nossa aposta central dos últimos anos: o Eco-Parque Empresarial. O alicerce está criado, o apoio de fundos europeus está garantido, os projectos de Expansão, ou da nova ligação à Variante ou da Área Social, estão  em fase final para lançamento  a concurso público”.

O autarca confirmou o apoio a novas obras sociais, “mantendo as comparticipações previstas apesar  desta crise. Tomamos essa deliberação na última 6ª feira e brevemente assinaremos os  três protocolos”. José Eduardo de Matos espera que “essa seja também a visão que do Governo usará, já nos próximos dias, para o Novo Hospital de Estarreja. E para  resolver os reais problemas gerais de falta de Médicos, como, por exemplo, poderia acontecer em Canelas”. As portagens na A29 são um tema incontornável. “Lutaremos contra as Portagens na A29. Como lutamos pela Circular à Cidade, a beneficiação da EN 109 em todo o Concelho, a ligação para Ovar e a nova variante para a Murtosa, que são objectivos protocolados e em marcha. Para além da avançada remodelação até à Ponte da Varela”.

A conjuntura actual exige “a todos nós mais dedicação, responsabilidade e empenho”. Nesse sentido e apostando na “aproximação entre eleitores e eleitos, a Assembleia Municipal promove visitas às freguesias do concelho” para que os membros da AM tomem “decisões de forma mais segura”, explicou Marco Braga. O autarca deixou o apelo “aos que têm poder de decisão no sector da saúde” para que as decisões sejam tomadas tendo em conta os “interesses da população de Estarreja e não de acordo com critérios economicistas”.

 

LOUVOR A ATLETAS CAMPEÕES NACIONAIS

Na cerimónia, foram entregues Votos de Louvor a 15 atletas que se sagraram campeões nacionais na época 2008/09.

Na modalidade de Orientação, do Clube de Orientação de ESTARREJA:
. Armandino Cramez – Campeão Nacional Distância Longa; Campeão Nacional SPRINT; e Campeão Nacional Distância Média, Escalão H65.
. Gil Rua – Campeão Nacional Distância Longa, Escalão H60.
(Entrega o Presidente da Assembleia Municipal)
. Rafael Miguel – Campeão Nacional Distância Longa, Escalão H17
. David Sayanda – Campeão Nacional Distância Longa e Campeão Nacional Distância Média, no Escalão H20; e em Juvenis Masculinos sagrou-se Campeão Ibérico de SPRINT e Campeão Ibérico de Distância Média
. Diogo Miguel – Campeão Nacional Distância Longa, Escalão HE; e Campeão Ibérico SPRINT em Seniores Masculinos
. António Amador – Campeão Nacional Distância Longa, Escalão H35.
. Jorge Fortunato – Campeão Ibérico SPRINT e Campeão Ibérico Distância Média em Juniores Masculinos

Na modalidade de Patinagem, pela Associação Desportiva Arsenal de Canelas:
. Jesus Oliveira – Conquistou 8 títulos de campeão nacional na época 2008/2009. É campeão de Pista nos 3000 metros a pontos; 5000 metros a pontos; 5000 metros a eliminar; e 1000 metros em linha. É campeão nacional de estrada nos 500 metros séries, 3000 em linha, 5000 a pontos e 1000 metros em linha, no escalão de cadetes.
. Márcio Costa – Campeão Nacional de Estrada de Absolutos nos 500 metros; Campeão Nacional de Estrada de Juniores nos 200 metros contra-relógio; Campeão Nacional de Pista de Absolutos nos 500 metros; e Medalha de bronze no Europeu de Pista, na prova de estafeta americana.
. Ricardo Esteves – Campeão Nacional de Estrada de Absolutos 200 metros contra-relógio; Campeão Nacional de Pista de Absolutos nos 300 metros contra-relógio e nos 1000 metros; Campeão Nacional de Estrada de Seniores nos 200 metros contra relógio e, ainda em seniores, campeão nacional de pista nos 300 metros contra-relógio. Na época anterior ficou em 1º lugar nos 500 metros séries, no Torneio Internacional de Esposende.

Na modalidade de Canoagem, pela Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes:
. Flávio Tavares – Campeão Nacional de Velocidade nos 1000m e 500m em C1; e Campeão Nacional de Velocidade nos 500m em C2, escalão infantil
. David Garrido – Campeão Nacional de Velocidade nos 500m em C2, escalão infantil
. José Pedro Martins – Campeão Nacional na Final de Torneios Abertos em K2, escalão infantil
. Humberto Vaz – Campeão Nacional na Final de Torneios Abertos em K1; e Campeão Nacional na Final de Torneios Abertos em K2, escalão infantil.
. A Atleta internacional Mafalda Ribeiro – no seu primeiro ano como júnior conquistou o 1º Lugar na I taça de Portugal de maratonas; 1º Lugar na II taça de Portugal de velocidade em 500m e 1000m; vice-campeã no nacional de pista em 500, 200 e 1000 metros, Campeã nos jogos célticos náuticos internacionais em kayak de mar k1; e nos 500m k1. Participou em K1 no Campeonato do Mundo de maratonas.

DISTINÇÃO A TRABALHADORES DA CÂMARA

A Câmara Municipal distinguiu ainda, em cerimónia solene e pública, os Funcionários que em 2009 completaram 25 anos de Trabalho e Dedicação ao Serviço da Comunidade: Cândido Albuquerque, Fiscal Municipal; César Henriques, Assistente Operacional; Clara Alegria, Assistente Técnica; Glória Matos, Chefe de Divisão; Rosalina Barbosa, Coordenadora Técnica; Vítor Bastos, Encarregado Operacional; e José da Silva Rego, Encarregado Operacional.

A Câmara Municipal presta também o reconhecimento aos trabalhadores que se aposentaram em 2009, assinalando o trabalho efectuado em prol do Município: Custódio Rodrigues, Assistente Operacional; Valter Martins, Assistente Técnico; Lino dos Santos Machado, Assistente Operacional; e Fernando Nunes das Neves, Assistente Operacional.

 

Mais fotos da Sessão Solene no Menu Multimédia/ Fotografias desta página
LInk directo: http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=74