Portagens nas SCUT: CIRA exige isenções e reunião com o Primeiro-Ministro

terça, 15 de junho 2010

A Região de Aveiro – Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga considera inaceitável que a Região de Aveiro seja a única a pagar portagens na A25 e a não ter isenções definitivas na A29 e na A17/A8.

O Conselho Executivo da CIRA, do qual faz parte o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, como vice-presidente, reuniu ontem, em Anadia, e decidiu manter a exigência de isenções transitórias enquanto houver obras em curso ou protocoladas nas vias alternativas, como acontece com a EN109 no Concelho de Estarreja.

Os autarcas da região pedem uma audiência imediata com o Primeiro-Ministro.

Comunicado da CIRA 14 Junho 2010

PORTAGENS

Face ao conhecimento das decisões do Governo, o Conselho Executivo da Região de Aveiro – Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga, reunido em Anadia, deliberou:

1. Considerar inaceitável que a Região de Aveiro seja a única a pagar portagens na A25 e a não ter isenções definitivas na A29 e na A17/A8.

2. Reforçar que não há Estradas Nacionais alternativas em continuidade, sendo inadmissível que se cobrem portagens nas auto-estradas usando estradas municipais.

3. Exigir isenções transitórias enquanto se mantiver esta situação e enquanto houver obras em curso ou protocoladas nessas vias alternativas.

4. Dada a reiterada falta de consideração que o Sr. Ministro das Obras Públicas tem revelado às solicitações e argumentos da nossa Comunidade Intermunicipal, pedir imediata audiência ao Sr. Primeiro Ministro, antes de decidirmos outros modos legais e democráticos de firmemente evidenciar a nossa razão e de reivindicar justiça no tratamento das populações dos nossos Municípios abrangidos.