5º Aniversário do Cine-Teatro: Mais de mil eventos e 135 mil espectadores

O CTE completa 5 anos de actividade com mais de mil eventos totalizando 135.000 espectadores e uma média de 215 espectadores por espectáculo no auditório.

quinta, 17 de junho 2010

Esta sexta-feira, 18 de Junho o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) comemora cinco anos da sua reabertura ocorrida em 2005, com a subida ao palco do brasileiro Renato Borghetti, um dos expoentes máximos da concertina, concerto integrado no festim – festival intermunicipal de músicas do mundo. As actuações do gaúcho Renato Borghetti são sempre únicas e irrepetíveis, aproveitando até aos limites as potencialidades do seu instrumento.

Os 1035 eventos organizados em cinco anos contemplam 356 sessões de espectáculos no auditório, 614 sessões de cinema e 65 espectáculos no Café-concerto. O quadro abaixo ilustra a distribuição das sessões pelas várias tipologias de espectáculos:

SESSÕES DE CINEMA614
ESPECTÁCULOS NO AUDITÓRIO356
MÚSICA  164
MÚSICA CLÁSSICA          23
MÚSICA JAZZ          21
MÚSICA LIGEIRA          51
MÚSICA TRADICIONAL          39
BANDAS FILARMÓNICAS          30
TEATRO  126
DANÇA  35
NOVO CIRCO  3
VARIEDADES  28
ESPECTÁCULOS NO CAFÉ-CONCERTO65

Nos últimos 5 anos o CTE mudou a paisagem cultural de Estarreja, tornando-se num importante ponto de passagem de artistas e grupos e num local de "peregrinação" dos amantes de cultura da região, com uma oferta intensa e diversificada de música, teatro, dança e cinema para a comunidade e com a comunidade, pois as Colectividades também têm lugar relevante no palco.

Afirmaram-se marcas próprias da programação como os Concertos Íntimos, o Só(R)Rir – Festival de Humor, o 100CENAS – Mostra de Artes Performativas ou o EstarreJazz – Festival de Jazz. Também se exploraram sinergias com agentes exteriores com extensões de diversos ciclos e festivais (OuTonalidades, Bandas em Concerto, Fitei, Burla, O Gesto Orelhudo, etc.), ou a parceria intermunicipal que conduziu à realização do festim – festival intermunicipal de músicas do mundo.

Foram desenvolvidos diversos projectos de arte comunitária que, por terminarem com a apresentação de espectáculos sob a batuta de profissionais da área, tiveram grande impacto ao nível social: ópera popular Auto da Fonte dos Amores (2006); Caruma, com coreografia de Madalena Victorino e música de Carlos Bica (2007); Projecto Respira, com coreografia de Aldara Bizarro (2008/09); ou o musical José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores (2009).

Actualmente o Cine-Teatro participa em duas redes de programação co-financiadas pelo Qren: a Cultrede, com outros 17 Municípios como parceiros, e uma rede para programação de Teatro contemporâneo em Portugal – ciclo de formação e consolidação de públicos – em parceria com os teatros de Vila Real, Bragança e Virgínia (Torres Novas).

Em 2006, pouco tempo depois da sua reabertura, o Cine-Teatro candidatou-se aos últimos apoios do POC – Programa Operacional da Cultura, tendo o seu projecto de requalificação e reforço de equipamento sido aprovado em 3.º lugar no concurso a nível nacional.

Por todo o trabalho desenvolvido o Cine-Teatro de Estarreja é hoje um espaço cosmopolita, de relevância regional e nacional e, ao mesmo tempo, querido pela sua comunidade mais próxima.

Notícia sobre espectáculo de Renato Borghetti "Do sul do Brasil, o regresso do virtuoso gaúcho!"

Website CTE: www.cineteatroestarreja.com