Espaço Internet Sénior: 17 formandos recebem diploma “Não quero parar”

sexta, 18 de junho 2010

Nunca tinha tido a possibilidade de aprender a lidar com o computador, mas aos 62 anos, Manuel Santos Alexandre, de Fermelã, agarrou a oportunidade. Entusiasmado depois de ter recebido o seu diploma em “Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – Espaço Internet Sénior”, o formando determinado em continuar a aprendizagem. “Não quero parar”, garantiu.

No final de uma formação com um total de 26 horas, o balanço deste aluno sénior é positivo. “Correu muito bem. Aprendi muito. Não sabia nada, agora já sei qualquer coisa. Já sei ligar e desligar o computador, já sei enviar mensagens à minha filha e ler as que ela envia e agora vou tentar aprender entrar nas finanças”, para futuramente submeter via electrónica a sua declaração de IRS.

A Câmara Municipal de Estarreja promoveu, esta semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega dos Diplomas em “Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – Espaço Internet Sénior”, a 17 formandos.

O Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, entregou os 17 diplomas e certificou-se da satisfação dos alunos que transmitiram o seu contentamento. O autarca considera que o factor idade não pode de maneira alguma afastar estas pessoas das novas tecnologias, “pois este também é o vosso tempo”. Por isso esta iniciação é determinante para que os seniores não encarem o computador com estranheza ou receio e acompanhem os filhos e netos.

A sessão representou o culminar da 7ª edição da formação do Espaço Internet Sénior, que decorreu entre os dias 19 de Abril e 07 de Junho de 2010, com um total de 26 horas, nas instalações do Espaço Internet Municipal de Estarreja.

Outra aluna, lembra que “nunca é tarde para aprender, aconselho as pessoas a nunca desistirem”. Aos 79 anos, Conceição Sanhudo, de Beduído, iniciou-se nas novas tecnologias e “valeu a pena”, para quem o desconhecimento sobre estes assuntos era total. Para escrever uma carta ainda utilizava uma máquina de escrever, mas agora “já posso fazer uma carta no computador”. Este passo fá-la sentir realizada e promete continuar a praticar, nomeadamente “pesquisar na internet que tem muita coisa boa para sabermos, até para pagarmos impostos”.

Para os formadores, este é um grande desafio pois lidam com um “conjunto de pessoas que há muito tempo não estudavam”, contudo “eles sentiram-se verdadeiramente alunos a aprender” e foi gratificante vê-los a progredir de sessão para sessão. “Aprendemos tanto com eles como eles connosco”, afirmou Sandra Frade, do Espaço Internet Municipal, que conclui dizendo que “a alegria com que eles estão aqui hoje é a alegria de todas as sessões”.

O Espaço Internet Sénior, nas suas 7 edições, já entregou 139 diplomas a seniores que desta forma se iniciaram o mundo das novas tecnologias.