"É pecado não conhecer estes santuários naturais" BIORIA ENTRE OS MELHORES DO MUNDO

sexta, 18 de junho 2010

O suplemento Fugas, do jornal Público, de 12 de Junho, numa edição especial intitulada "Dez anos à procura do melhor do mundo", elege o Baixo Vouga Lagunar como um dos "dez melhores passeios com natureza dentro".

"Especialistas em encontrar recantos do globo onde a natureza mais do que vale a pena, Ana Pedrosa (texto) e António Sá (fotos) escolheram os passeios que não pode deixar de fazer ao ar livre. Cá dentro e lá fora", lê-se na introdução à reportagem.

E entre os 10 destinos seleccionados, cinco são internacionais (Eslovénia, Irlanda, Islândia, Les Alpilles e Menorca) e cinco são nacionais, sendo que três se localizam no continente (Baixo Vouga Lagunar, Peneda e Tejo Internacional) e dois na Madeira (Floresta laurissilva) e nos Açores (São Jorge).

A reportagem dá a conhecer aos leitores do Público uma “região sulcada por inúmeros canais, que ora se abrem em ondulantes áreas de caniço, ora mergulham sob a copa de bosques ripícolas, onde se abriga uma longa lista de espécies associadas às zonas húmidas”.

Esse tesouro natural situa-se no Baixo Vouga Lagunar, onde a Câmara Municipal de Estarreja desenvolveu o projecto ambiental BioRia, criado em 2004, com o objectivo de divulgar e preservar tão valioso património natural.

Para tal foram criados percursos (de Salreu, do Rio Jardim, Canelas, do Bocage, Canelas/Salreu e do Rio Antuã, Beduído/Salreu), equipados com as infra-estruturas e condições necessárias (zonas de descanso, placas informativas, sinalização, torre de observação), que tornam estes habitats acessíveis à visitação humana.

"Ao percorrer os trilhos que seguem os esteiros de Salreu e Canelas temos a oportunidade de assistir a uma aula natural em que, a qualquer momento, podemos ser surpreendidos com a parada nupcial de um casal de águias-sapeiras, com o risco azul-metálico de uma pica-peixe em voo rasante, com a pose quieta das garças-vermelhas, que aqui se agrupam na maior colónia da espécie em Portugal, ou até com uma rela, tão verde como as plantas por onde trepa”, escreve a jornalista Ana Pedrosa.

Entre a variada paisagem natural, o mosaico rural e genuíno denominado "Bocage” é um raro habitat característico do Baixo Vouga Lagunar que em Portugal apenas existe nesta região e é invulgar em toda a Europa.

O leitor ainda tem dúvidas? Aventure-se e venha descobrir alguns dos segredos que a Natureza tem para lhe revelar, em Estarreja!

Website www.bioria.com

 

» Visite o BIORIA com a CP O comboio é o meio de transporte privilegiado para chegada aos locais de início dos percursos.

Percursos de Salreu e do Rio Jardim: Saia no Apeadeiro de Salreu
Percurso do Bocage: Saia no Apeadeiro de Canelas e veja as indicações a poente (300m para sul)
Percurso do Rio Antuã: Saia na Estação de Estarreja e veja as indicações a poente (500m para sul)


» Centro Ambiental do BioRia aberto diariamente

O Centro de Interpretação Ambiental de Salreu, localizado no início do Percurso de Salreu do BioRia, está aberto diariamente de Junho a Setembro, para a recepção dos visitantes, disponibilizando informação e equipamento de apoio à visitação.

Horário
. 2ª a 6ª feira 14h30 - 19h
. Fins-de-semana e feriados 9h30-12h | 14h30-19h

Objectivos
. Criar um mecanismo orientador do visitante para as áreas geográficas circundantes onde se insere a Rede de Percursos pedestres do BioRia
. Disponibilizar equipamento de apoio à visitação: binóculos, bicicletas, guias de campo e mp4 trilingue para visita virtual


» Próximas actividades BioRia

. Curso de Fotografia de Aves (19 e 20 de Junho)

. Visitas Guiadas Biologia no Verão todas as quartas feiras (com destaque para uma Visita Nocturna no dia 10 de Agosto focada em Astronomia e Biodiversidade do Ecossistema)

. Visitas guiadas no veículo eléctrico e actividades de kayak no Esteiro de Salreu