Futuro Espaço Multiusos no Parque Municipal do Antuã

REMODELAÇÃO DAS PISCINAS MARIA DE LURDES BREU

segunda, 21 de junho 2010

Foi apresentado em reunião de câmara, o projecto de remodelação das Piscinas Maria de Lurdes Breu e envolvente. A obra consiste na reconversão do actual edifício em Espaço Multiusos, uma vez que com a abertura do novo Complexo de Piscinas Municipais, a actual piscina de Estarreja será desactivada.

Com um investimento previsto de 209.978,50 €, este projecto está integrado no programa de Regeneração Urbana da Cidade, apoiado pelos fundos europeus (QREN). De acordo com o calendarizado, a empreitada decorrerá entre Abril de 2011 e Janeiro de 2012.

Com o futuro espaço multiusos, de acesso público, e interligado com o Parque Municipal do Antuã, alcançam-se os seguintes objectivos:

- Requalificação de um espaço urbano e paisagem urbana melhorada;

- Melhorar a qualidade de um espaço central de passagem e encontro;

- Criação de um espaço multifuncional para a prática desportiva formal ou informal, para actividades recreativas e de lazer ou para actividades culturais;

- Valorização um espaço público tornando esta área, situada junto das margens do Rio Antuã, ainda mais atractiva para o desporto, lazer ou recreio.

O edifício integra-se no Parque Municipal do Antuã, freguesia de Beduído, e a sua reconversão foi pensada de forma a fazer parte integrante e complementar ao parque de lazer situado no centro da Cidade.

O espaço actual dos tanques será transformada numa zona coberta onde seja possível desenvolver práticas desportivas informais (street basket ou futebol), actividades recreativas e culturais ou espectáculos de tipologia adequada, destinada a todas as camadas etárias da população, considerando-se a instalação de um palco móvel no local.

Para além da intervenção no volume principal, prevê-se a beneficiação da zona de acesso aos actuais balneários para requalificação da área de ginásio e criação de espaço de trabalho destinado à Divisão de Desporto.

A modificação das piscinas em Espaço Multiusos implica o aterro dos tanques, alterações nos alçados do corpo principal, trabalhos de remoção de equipamento e trabalhos de conservação e manutenção do edificado.

REGENERAÇÃO URBANA DE ESTARREJA | 9 PROJECTOS

Este projecto é uma peça do programa de Regeneração Urbana da Cidade, que prevê um investimento global de 1.340.413,98 €, sendo apoiado a 80% pelos fundos europeus, e contempla os seguintes projectos:

1. QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO CENTRAL DA CIDADE
2. PONTE PEDONAL/CICLÁVEL DO PARQUE DO ANTUÃ
3. VIVER O PARQUE
4. PERCURSO BIOURBANO
5. ILUMINAÇÃO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO COM RECURSO A FONTES RENOVÁVEIS OU ECO-EFICIENTES
6. OBSERVATÓRIO “ECOESTARREJA”
7. CONTENÇÃO E ARRANJO DA MARGEM SUL DO RIO, ENTRE A NOVA PONTE E O AÇUDE