I Mini Olimpíadas do Antuã regressam em 2012

Evento captou atletas e mobilizou 3 centenas de alunos

quinta, 01 de julho 2010

Um evento desportivo com a presença de 3 centenas de alunos, em competição em 11 modalidades, disputadas em 5 espaços do concelho, durante dois dias, com uma organização que envolveu cerca de 40 elementos, dos quais 13 professores da Escola Municipal de Desporto e 24 Membros de Partilha.

Estes são os dados das primeiras Mini Olimpíadas do Antuã, que decorreram no último fim-de-semana, dirigidas a todas as Escolas do Concelho do 1º, 2 e 3º ciclos e promovidas pela Câmara Municipal de Estarreja. As crianças e jovens viveram momentos de competição, convívio e fair-play.

Registou-se uma forte adesão do público, nomeadamente dos encarregados de educação dos atletas presentes, tanto na abertura oficial, como na sessão de entrega de prémios e durante os dois dias de provas, numa envolvência muito positiva da comunidade.

A participação das associações desportivas é outro dado relevante. Nos 2 meses que antecederam as Mini Olimpíadas, os clubes abriram as suas portas aos participantes para treinarem e orientaram a preparação técnica das crianças. Muitos dos atletas, que tiveram a oportunidade de treinar junto de alguns clubes, mostraram o interesse e vontade em continuar a treinar e a inscreverem-se como atletas na próxima época desportiva.

O objectivo deste evento é sensibilizar as crianças e jovens para a prática regular da actividade física e promover a sua filiação junto dos clubes onde treinaram durante estes últimos meses.

Esta iniciativa pretende criar, numa parceria conjunta entre escolas do concelho, colectividades e autarquia, a tradição de um acontecimento concelhio bianual que promova junto de todas as crianças e jovens, federados ou não, a oportunidade de representar a sua escola em competições de várias modalidades, colectivas e individuais. Pretende-se que as Mini Olimpíadas façam parte do plano de actividades dos agrupamentos escolares.

Neste ano experimental, que serviu para testar o formato havendo naturalmente melhorias a introduzir, inscreveram-se 357 atletas, dos quais 270 não estavam filiados em clubes e/ou associações desportivas. Registaram-se contudo algumas ausências de atletas inscritos que poderão justificar-se pelo final do ano lectivo.

Locais das provas: Pavilhão Municipal de Estarreja, Piscina Municipal de Estarreja, Parque do Antuã, Associação Desportiva de Arsenal de Canelas e Centro Desportivo de Estarreja.

Modalidades: Futebol, futsal, basquetebol, natação, canoagem, ténis, badmington, patinagem, ténis de mesa, atletismo e orientação.

Website: www.emdestarreja.net