Projecto de Recuperação do Moinho de Egas Moniz

terça, 13 de julho 2010

A Câmara Municipal aprovou o projecto de execução de Recuperação do Moinho de Meias, elaborado pelo Gabinete RMLL Arquitectos Lda, no detalhado respeito pela traça original e sistema construtivo. As duas construções existentes, que num passado recente foram usadas como moinhos de água e ao mesmo tempo de habitação da própria família de moleiros, localizam-se no núcleo rural e pedagógico da Quinta do Marinheiro, em Avanca.

O conjunto dos Moinhos e da habitação está situado a norte da propriedade da Casa Museu Egas Moniz, tem acesso directo à Rua de Meias – daí a sua popular designação – e é alimentado pela levada de água do Rio Gonde.

Com parecer positivo do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, esta intervenção faz parte de um Plano de Valorização do Património Arquitectónico e Paisagístico da Quinta do Marinheiro, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, e marca o arranque das Obras de Conservação e Consolidação do Núcleo Rural e Pedagógico, que integra com as estufas e os viveiros municipais, assim como com os terrenos de cultivo na envolvente.

Após muitos anos de abandono e degradação, tal como já aconteceu com a Casa-Museu e o Lago, a Câmara Municipal concretiza a sucessiva reabilitação deste espaço único no Município e no País do vencedor do Prémio Nobel da Medicina.

REVIVER, CRIAR  E RECRIAR

Com o funcionamento dos Moinhos e parte da habitação, vai ser possível promover actividades lúdicas, pedagógicas e ambientais, junto do público-alvo (alunos das escolas, associações culturais, turistas) e da população em geral que vai recordar o seu modo de vida de um passado muito recente.

No corpo maior a Norte, adjacente à Rua de Meias, será possível assistir ao funcionamento de dois casais de mós, com as respectivas moegas onde se depositam os cereais para serem transformados em farinha. Não se pretende alterar as divisões do espaço interior, apenas fazer algumas adaptações para responder às necessidades funcionais das várias possibilidades de uso dos espaços interiores.

Um dos objectivos da intervenção é preservar e valorizar o património construído, respeitando a escala existente do lugar e sempre que possível adoptar os sistemas construtivos tradicionais. O projecto de recuperação é pedagógico no pormenor da recuperação.

Dos cinco casais de mós existentes, só dois deles é que possuem quase todas as peças que constitui o mecanismo de moagem, desde o rodízio com penas, ao pelão, a seteira, o veio, a moega, a quelha entre outros elementos que embora deterioradas servem de referência e molde para se fazerem outros novos.

A preservação de técnicas construtivas, quer na edificação quer no engenho do moinho, demonstram conhecimentos ancestrais na utilização dos materiais naturais e da força motriz da água como um bom exemplo do aproveitamento dos recursos naturais.