Incubadora de Estarreja dá vida a empresa de Design

sexta, 16 de julho 2010

A Câmara Municipal procedeu à celebração de Contrato de Incubação entre a Incubadora em Rede, Pólo de Estarreja e a empresa Visão Criativa Unipessoal Lda., uma empresa de jovens empreendedores na área do Design, especializada em design gráfico e multimédia, representada pelo seu sócio gerente Paulo Martins, um jovem estarrejense  .

Para o Presidente da Câmara a leitura do contrato hoje assinado permite «ver todo um trabalho prévio que foi feito para que a relação futura seja saudável» referindo que « se os contratos são para cumprir entre empresa e autarquia, neste consta uma clausula intuitus personae, dando o sentido da importância da relação pessoal com o projecto, a força e energia que nele se coloca”.

O autarca desejou que este seja um desafio criativo e com visão para a empresa que agora celebra o contrato de incubação, mas também que outros jovens possam lançar-se, pois trata-se de « desenvolvimento social que gera desenvolvimento económico. Esta articulação permite enquadrar e desenvolver projectos  e os desafios e com a coragem de assumir riscos são de incentivar».

Paulo Martins agradeceu a todos os que através de diversas formas de apoio puderam proporcionar o desenvolvimento do projecto, nomeadamente ao  Gabinete de Apoio ao Empresário do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Estarreja, sito igualmente no edifício do antigo colégio.

APOIAR A CRITIVIDADE E INOVAÇÃO

A plataforma de serviços de incubação é baseada no know-how e nas competências detidas pela GrupUNAVE, da UA, para que a instalação destes serviços em Estarreja contribua para a alavancagem e consolidação da actividade empresarial e para a inovação do tecido empresarial local.

A incubadora em rede tem a missão “da contribuição para o desenvolvimento e rejuvenescimento do tecido económico regional, maximizando as sinergias geradas em rede através do apoio ao desenvolvimento de novos projectos empresariais, bem como à modernização das empresas existentes”.

Inaugurada a 2 de Junho pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Carlos Neto, o Pólo de Estarreja, situado no edifício do Antigo Colégio/ ex-Escola Padre Donaciano, conta com 7 salas de gestação e resulta de um projecto de parceria dos municípios e da UA, no contexto da Região de Aveiro – Comunidade Intermunicipal, abre as portas a novos projectos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora.

Para além das condições físicas, a Incubadora oferece um conjunto de serviços como orientação técnica, acompanhamento na elaboração do Plano de Negócios, ou aconselhamento jurídico, contabilístico e financeiro sendo o período máximo de incubação de 3 anos.

Mais informações sobre Incubadora de Empresas: http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=incubadora_empresas