Posto da GNR de Avanca sofreu Obras de Beneficiação

quinta, 22 de julho 2010

Foram finalmente concluídas as obras de beneficiação no posto da GNR de Avanca, há muito reclamadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, considerando a degradação do imóvel que denunciava o passar das décadas.

Contemplou o arranjo geral do edifício  que estava a necessitar urgentemente desta intervenção, permitindo a melhoria das condições físicas de trabalho dos profissionais da Guarda e reposição da camarata para um condigno acolhimento.

No valor global de 96.000€ , a intervenção foi suportada pelo orçamento do Comando da Guarda Nacional Republicana.

O edil estarrejense congratula-se com a beneficiação agora verificada,  também tendo em conta a dignidade da GNR, depois de durante anos ter insistido junto da Administração Central na  importância do posto local para a segurança de proximidade da população, estando esta freguesia tão próxima de vias rápidas, que trazem o crime, nomeadamente assaltos, o que justificava ainda mais não só a beneficiação, mas também  a sua manutenção e reforço.

REFORÇO DE EFECTIVOS

Para além das obras de beneficiação agora concluídas, o posto da GNR foi contemplado no início do primeiro semestre com um reforço de efectivos, há muito reclamado, contando agora com 19 elementos.

Depois de EM 2009, os 14 militares aí colocados terem solicitado transferência colectiva, como forma de protesto, o posto da GNR de Avanca chegou a correr o risco de ser encerrado, no âmbito da reestruturação proposta pelo Governo.

A oposição justificada a este plano, levou a Secretaria de Estado da Administração Interna a reconsiderar a manutenção  do Posto, que patrulha não só a freguesia de Avanca mas também a de Pardilhó – isto é, serve cerca de 11000 habitantes - e apoia o posto de Estarreja, que tem a seu cargo as cinco freguesias restantes.

Recorde-se que o ratio definido pela União Europeia é de 1 agente para 400 habitantes e continua a não ser cumprido  no Município de Estarreja onde no Posto de Avanca a relação é de 1 para 526 (servindo 11 mil habitantes) e no da cidade é de 1 para 769 (servindo 18 mil habitantes).

Refira-se que o Posto da GNR de Avanca se situa na proximidade da Casa Museu Egas Moniz acervo do Património do único Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz.