Assinatura de Contrato Programa com a Associação Humanitária de Salreu

terça, 27 de julho 2010

Depois de nos passados dias 7 e 15 ter assinado acordos de financiamento com a Fundação Cónego Filipe de Figueiredo e com a Associação Filantrópica Veirense, a autarquia assinou o contrato programa com a Associação Humanitária de Salreu para apoio ao alargamento do Lar de Idosos e à actividade social levada a cabo pela Instituição.

A obra a realizar prevê a criação de mais 3 de postos de trabalho e o acolhimento de mais 6 utentes.

Considerando a importância da obra social para o Município de Estarreja, num projecto aprovado no âmbito do PARES – Programa de Alargamento da Rede dos Equipamentos Sociais, respondendo a necessidades diagnosticadas que vão ser colmatadas e que tal realização comporta esforços financeiros avultados, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu celebrar o contrato programa.

O protocolo, assinado entre o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e o Presidente da Direcção da Associação, Guilherme Pinho Ferreira, contempla um apoio financeiro de 7.787.02€, destinado às obras de alargamento do Lar de Idosos.

A comparticipação da autarquia totaliza 18,5% sobre o montante não comparticipado pela Administração Central. A comparticipação será disponibilizada em duas tranches no ano de 2010 e será transferida de acordo com os autos de medição das obras em curso, bem como relatório/avaliação das acções realizadas.

O Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos,  referiu a importância destes equipamentos comunitários, à semelhança daqueles com quem a autarquia já assinou Protocolos,  e que a Câmara Municipal «fez questão de assinar os protocolos no espaço das obras, não só para lhes dar uma maior visibilidade, para que o concelho os fique a conhecer, mas também como forma de valorizar o trabalho dos profissionais e dirigentes que de forma empenhada se dedicam diariamente ao cuidado de prestação de serviços que tendem a ser esquecidos.»

Não sendo uma obrigação legal das autarquias a comparticipação financeira em projectos desta natureza, o autarca concluiu «ser natural que as Instituições e Colectividades queiram sempre mais e maiores apoios mas obras de carácter social, pois a boa vontade de residentes e emigrantes não é suficiente.»

Sublinhou mais uma vez que os critérios de atribuição de apoios por parte da autarquia são transparentes e equivalentes, devendo   as Instituições trabalhar em Rede, a ideia de que « na medida em que as pessoas dão de si e prestam um serviço á comunidade, é a que tem que prevalecer em detrimento da daqueles que acham que o que fazem é sempre maior

Concluiu que «o que é difícil na gestão é dizer não e explicar em vez do simples sim» disse que a autarquia estará sempre para apoiar e ajudar e que « oxalá o incentivo sirva de estimulo».Segundo o Presidente da Direcção o protocolo assinado «é uma ajuda importante para a regularização de alguns compromissos já assumidos, na procura de melhoria de vida dos nossos idosos».

Guilherme Pinho Ferreira aproveitou a ocasião para agradecer aos Vereadores, João Alegria e Rosa Simão «o diálogo franco, fácil e construtivo» e que salientou que a Humanitária de Salreu encontrou sempre por parte da autarquia «uma porta aberta para ajudar na resolução de eventuais problemas».

No próximo Domingo, dia 1, a Associação Humanitária de Salreu promove o seu anual Encontro de Gerações

10h00 - Concentração frente à Escola das Laceiras

10h15 - Cortejo para a Igreja Paroquial

10h30 - Eucaristia seguida de romagem ao cemitério em homenagem ao Benfeitores e Sócios falecidos