Centro Ambiental BioRia com novo horário

quinta, 29 de julho 2010

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Salreu do BioRia está aberto diariamente até Setembro, disponibilizando informação e equipamento de apoio à visitação. Tendo-se verificado que o período de maior visitação, durante a semana, ocorre durante a manhã, a Câmara Municipal decidiu alterar o horário do CIA que passa a estar aberto, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h, em substituição do horário actual (14h30-19h).

Localizado no início do Percurso de Salreu, o Centro de Interpretação Ambiental do BioRia é um ponto de acolhimento dos visitantes e de formação ambiental, visando a sensibilização do público para a importância do património natural.

Horário (até Setembro)
2ª a 6ª feira 8h30-13h | Fins-de-semana e feriados 9h30m-12h/14h30-19h

Passeios em caiaque e visitas guiadas no BioRia

Até ao final do Verão, o BioRia promove um conjunto de actividades, como passeios em caiaque e visitas guiadas no veículo eléctrico, proporcionando a vivência deste espaço único natural situado no Baixo Vouga Lagunar.

Pode usufruir das seguintes actividades:

- Passeios em Caiaque ao longo do Esteiro de Salreu;

- Visitas guiadas no carro eléctrico todos os sábados, domingos e feriados às 9h30 e 17h (mediante marcação presencial no CIA ou através de email visitabioria@cm-estarreja.pt, máximo de 7 participantes e mínimo 4 participantes, as visitas também podem ser realizadas a qualquer hora mediante o horário de funcionamento do CIA, desde que não hajam marcações);

- Visita virtual utilizando um guia MP4 trilingue (português, inglês e espanhol).

Os visitantes podem ainda utilizar a nova esplanada junto ao CIA para consultar guias de fauna e flora ou apenas para descansar, beber uma água ou um café, e adquirir produtos BioRia, nomeadamente T-shirts, panamás e publicações sobre o património natural.

* Marcações de visitas guiadas e reserva de equipamentos através do email visitabioria@cm-estarreja.pt

BioRia integra Programa Nacional Ciência Viva no Verão

Biologia no Verão

O BioRia, projecto da Câmara Municipal de Estarreja, integra, pelo quinto ano consecutivo, o programa nacional Ciência Viva no Verão, proporcionando visitas guiadas à Rede de Percursos Pedestres do Concelho.

Se ainda não conhece o património natural da zona do Baixo Vouga Lagunar, pode fazê-lo até dia 15 de Setembro.

Os participantes são recebidos no Centro de Interpretação Ambiental de Salreu onde será feita uma breve abordagem ao projecto BioRia e a visualização de um vídeo, sendo efectuado de seguida uma visita guiada de bicicleta ou a pé aos percursos do BioRia.

Programa:

- Visitas guiadas de bicicleta ao Percurso de Salreu (11 Agosto, 8 Setembro)

- Visitas guiadas a pé ao Percurso do Rio Jardim (18 Agosto, 15 Setembro)

- Visitas guiadas ao Percurso do Bocage (25 Agosto)

- Visitas guiadas de bicicleta ao Percurso do Rio Antuã (4 Agosto, 1 Setembro)

Início das actividades às 9h30, com ponto de encontro no Centro de Interpretação Ambiental em Salreu.

Astronomia no Verão

Paralelamente ao Programa Biologia no Verão o BioRia promove dia 10 de Agosto a partir das 22h00 uma iniciativa inédita, em parceria com a Associação de Física da Universidade de Aveiro, intitulada Astronomia no Verão que consiste numa visita guiada ao percurso de Salreu com sessão de observação com telescópio e palestra ao ar livre.

Inscrições gratuitas e obrigatórias: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2010/

Na vertente do estudo das aves, vão ainda ser promovidas as seguintes actividades em Salreu:

(7 Agosto) Anilhagem Científica de Aves pela APAA – Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves

(4 Setembro) As Aves e suas curiosidades perto de si pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves