GAME: Munícipes aplaudem atendimento em horário pós-laboral

quarta, 11 de agosto 2010

Mais de dois mil munícipes (média mensal de 2.278) dirigem-se todos os meses ao GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe de Estarreja. Nos primeiros seis meses deste ano, registaram-se um total de 13.670 atendimentos. Ou seja, são cerca de 100, os Munícipes que diariamente recorrem aos serviços municipais de atendimento, verificando-se uma afluência significativa.

O utente que recorre ao atendimento público do Município espera cerca de cinco minutos pela sua vez. O tempo médio de espera ronda os cinco minutos tanto para o Atendimento Geral (05:08), como para o Urbanismo (05:41). O seu caso pode ser resolvido em sete minutos. O tempo médio de atendimento é de 7,39 minutos para o Sector Geral e de 15,06 minutos para o Sector Urbanismo, uma vez que os assuntos desta natureza são, de uma forma geral, mais morosos devido ao número de documentos associados a cada procedimento.

O GAME iniciou no dia 31 de Maio o prolongamento do horário de atendimento, às segundas-feiras, das 16h até às 19h30. Durante o mês de Junho, 41 Munícipes acorreram aos serviços municipais nesse horário pós-laboral.

Na última segunda-feira, ao final do dia, dois Munícipes aproveitaram o novo horário para tratar de assuntos no GAME. Anunciação Pereira trabalha em Ovar e considera este passo muito positivo. “Para mim é óptimo. Da última vez que cá estive, tive que pedir na empresa para faltar, vir aqui e voltar para Ovar”. Esta medida da Câmara Municipal de Estarreja veio facilitar a vida a esta Munícipe de Avanca que assim não tem de faltar ao trabalho. “Este horário está óptimo e o atendimento também”, acrescenta.

Uma opinião partilhada por Severiano Tavares, de Beduído, que ontem aproveitou a abertura dos serviços entre as 16h e as 19h30. “É uma boa opção este horário. Quem é empregado tinha que pedir férias ou horas de dispensa para vir tratar de assuntos que agora em horário pós laboral pode tratar”. Este Munícipe espera que esta medida possa ser alargada a outros dias da semana porque é “muito útil para as pessoas”. Deixa ainda elogios ao atendimento. “Somos bem atendidos e informados”, afirmou.

O alargamento do horário de atendimento do GAME e da Tesouraria é mais um passo importante na prestação de serviços públicos orientados para a satisfação dos Munícipes.

De acordo com a norma NP EN ISO 9001:2000, relativa à Certificação da Qualidade, são realizados inquéritos com periodicidade semestral. Neste semestre, foi atingido um grau de satisfação de 81.38 pontos, cumprindo-se um dos objectivos do GAME: ter os Munícipes Satisfeitos.

Atendimento Online

O utente pode dirigir-se aos serviços da Câmara Municipal através de meios electrónicos, designadamente Internet, sem necessidade de se apresentar pessoalmente. Na página electrónica do Município, em www.cm-estarreja.pt, no botão Atendimento Online, o munícipe pode agora comunicar em tempo real com o Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, por meio de serviços de mensagem escrita (chat), voz ou até mesmo videoconferência.

A modernização dos serviços públicos locais deram um enorme salto com a abertura do GAME, em 2005, e posterior remodelação da Tesouraria, transitando para um espaço mais acolhedor e de mais fácil acesso para os utentes. O munícipe resolve, num único local, um conjunto de assuntos evitando a sua deslocação por diferentes sectores da Autarquia. Ambos os serviços funcionam no rés-do-chão do Edifício dos Paços do Concelho. Desde 31 Maio de 2010, às segundas-feiras esses serviços funcionam até às 19h30.

GAME e Tesouraria Municipal – Horário de funcionamento
Segundas: 9h – 19h30 | Terça a sexta: 9h – 16h

(Por motivo de férias, a Tesouraria do Município de Estarreja estará encerrada no período de almoço (das 12h30 às 13h30), entre 10 a 13 de Agosto e de 23 a 31 de Agosto)