III Encontro da Rede Social: Mascote do evento foi concebida por alunos de Pardilhó

terça, 17 de agosto 2010

O Recicla2010 é a mascote do III Encontro Anual da Rede Social de Estarreja, que terá como mote os temas reciclagem e voluntariado. O evento está marcado para os dias 14, 15 e 16 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Desportos de Estarreja.

O símbolo do encontro deste ano foi idealizado pelos alunos do 7º D da EBI de Pardilhó, ano lectivo 2009/10, no âmbito do Projecto TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária. O Agrupamento de Escolas de Pardilhó é um dos 72 parceiros da Rede Social de Estarreja.

A ideia da criação de uma mascote partiu do grupo de trabalho criado especificamente para a organização deste III Encontro e que é constituído por representantes das seguintes entidades: Centro Paroquial e Social de Sta Marinha de Avanca, Cerciesta, Grupo de Voluntariado “As Mimosas”, Guarda Nacional Republicana, Projecto TEIP – Agrupamento de Escolas de Pardilhó, SEMA, Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Estarreja e Câmara Municipal.

Fazendo jus ao próprio nome, o Recicla2010 chama a atenção para o reaproveitamento de materiais sensibilizando para a separação dos resíduos. Utentes de instituições parceiras estão agora a criar mascotes “Reciclas2010” em miniatura para serem oferecidas aos intervenientes do III Encontro da Rede Social, em Outubro.

Esta é também uma forma de envolver a comunidade e, em especial, os alunos que conceberam o Recicla2010, valorizando o seu trabalho que irá ser visto por inúmeras pessoas.

Nina David, Técnica de Serviço Social do Agrupamento de Escolas de Pardilhó, afirma que “os alunos estão satisfeitíssimos por saber que a mascote terá tanta importância e impacto no evento. Já viram a maqueta do cartaz e ficaram encantados por contemplar a mascote”.

O III Encontro da Rede Social reúne todos os parceiros e é destinado a toda a população. Entre as actividades destacam-se: exposição permanente, artesanato local, produtos regionais, desfile ecológico, teatro, dança, actuações de grupos locais, pintura, passeios a cavalo, pintura facial, modelagem de balões, workshops e animação infantil.