Centro Escolar de Pardilhó é inaugurado no Centenário da República

segunda, 06 de setembro 2010

A inauguração do novo Centro Escolar de Pardilhó, inicialmente agendada para a Sessão de Abertura do Ano Lectivo (dia 25), vai acontecer no dia 5 de Outubro, terça-feira, às 12h00, inserida numa acção de inauguração simultânea, à escala nacional, que celebra o Centenário da República.

Em articulação com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, o programa das Comemorações contempla essa acção de inauguração de mais de 100 escolas em Portugal. Estarreja decidiu por esse motivo associar-se a este momento de celebração nacional.

A empreitada de ampliação e requalificação dos espaços escolares de Pardilhó foi adjudicada em Fevereiro de 2009. O investimento global é de 939.499,12 €, com uma comparticipação de 70 % do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A intervenção adaptou os espaços do 1º ciclo, que funcionava em instalações mais antigas da EBI – Escola Básica Integrada. A obra aumentou de 8 para 11 as salas destinadas ao 1º ciclo. Em paralelo foi criado um espaço polivalente e espaços de apoio (wc’s, vestiário para pessoal não docente e gabinete de atendimento).

A requalificação tem como finalidade atingir uma maior eficiência na racionalização de recursos e promover uma maior articulação física e pedagógica do 1º ciclo com os 2º e 3º ciclos. O centro escolar de Pardilhó é o primeiro do Concelho com um modelo de Escola Básica Integrada, com todas as vantagens pedagógicas e de gestão.

ABERTURA DO ANO LECTIVO 2010/11

O início do ano lectivo 2010/11 é assinalado pela Câmara Municipal no dia 25 de Setembro, sábado, na Escola Básica Integrada de Pardilhó, com o seguinte programa:

09h30 Recepção na Escola Básica Integrada de Pardilhó

10h00 Visita às novas instalações do Centro Escolar | Escola Básica Integrada de Pardilhó

11h00 Momento Musical | Vencedores Estalento

11h15 À Conversa sobre “Educar, um desafio à Comunidade”, por Isilda Regado, ex-Deputada e membro da Comissão de Educação, Ciência e Cultura na Assembleia da República

11h45 Momento Musical | Vencedores Estalento

11h50 Distinção dos Melhores Alunos 9º ano e Secundário