BioRia no " Heróis como Nós"

quinta, 09 de setembro 2010

O programa  da RTP – Antena 1, “Heróis como Nós” , apresenta no próximo domingo, pelas 11h00, uma reportagem realizada em Estarreja, sobre o  BioRia.

Realizado  por Madalena Balça, a reportagem mostrará o percurso observado através de uma visita realizada no veiculo eléctrico, onde são focados aspectos como  a observação de aves, a gestão do ecossistema  e um historial  do projecto CIA ( novos percursos, número de visitantes, impacte do Projecto na população, entre outros aspectos).

A reportagem conta ainda com entrevistas testemunhais de um biólogo  a fazer anilhagem científica e  um casal que tinha acabado de fazer o percurso.

O Vice- Presidente da autarquia Abílio Silveira, foi entrevistado  tendo dado a perspectiva global do processo, nomeadamente  o facto de associarem cada vez mais Estarreja ao BioRia e ao Património Natural e ao Desenvolvimento Sustentável e não aos problemas ambientais do século passado.

Para o  programa “ Heróis como Nós” da RTP- Antena 1  o objectivo principal é mostrar no terreno o que de melhor temos no nosso país pois   "a ideia assenta na procura de um Portugal Positivo… Um país que tem razões para se orgulhar de alguns dos seus feitos no presente ou passado recente… Um país que ainda gera “Heróis” que não serão do mar mas antes “cá da terra”. A proposta passa então por dar voz e rosto a todos os que são verdadeiros “heróis” por tudo o que conseguem alcançar com o seu esforço e trabalho, pessoas como nós, mas com a marca da diferença na sua intervenção da sociedade – artistas (jovens ou não…), médicos, desportistas, cientistas, empresários. Assim, daremos a conhecer projectos ganhadores – o jovem músico que ganha um prémio internacional de composição…; a empresa que é distinguida pela inovação…; o cientista que se destaca a nível internacional… – mas também procuraremos todos os que apenas ganhem o prazer de ajudar (gente anónima ou figuras públicas) – voluntários…; instituições de cariz social…; - mas que se tornam Heróis pela sua entrega."