Workshop leva nome do BioRia além fronteiras

sexta, 17 de setembro 2010

O BioRia recebeu esta semana o workshop internacional alusivo ao tema "Biodiversidade: Conhecer para Proteger", que está a decorrer em Gondomar. O projecto de Estarreja foi escolhido para se abordar o tema “Habitats e Espécies: iniciação ao Birdwatching”.

O workshop que se realiza até 19 de Setembro conta com os melhores especialistas do país e passou por Estarreja na última quarta-feira levando o nome do projecto BioRia além fronteiras. O grupo visitante teve participantes de vários países da Europa como Bélgica, Bulgária, República Checa, Itália ou Estónia.

A jornada incluiu formação teórica no Centro de Interpretação Ambiental em Salreu e actividade de campo nos Percursos do BioRia, na Reserva Natural nas Dunas de S. Jacinto e nas Salinas de Aveiro. A sessão teve como orientador João Jara, especialista em observação de aves.

Apesar da época não ser a melhor para esta actividade, tendo em conta a altura dos arrozais, os participantes ficaram admirados com a quantidade e variedade de espécies observadas, cerca de 30 em apenas 3h no campo.

Destaca-se a presença de várias espécies: peneireiro-cinzento, guarda-rios, Colhereiro, bispo-de-coroa-amarela, felosa-musical e comum, várias espécies de maçaricos, águia-sapeira, águia-de-asa-redonda, garça-branca-pequena, garça-boieira, garça-real, garça-vermelha, pato-real.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de observar um conjunto de espécies menos comuns como o torcicolo e o cartaxo-nortenho.


Curso de Birdwatching em Dezembro

Em Dezembro, nos dias 11 e 12, o BioRia promove o Curso de identificação de patos, limícolas e outras aves aquáticas. A Birds & Nature Tours organiza, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), a formação de nível iniciado/intermédio.

A parte prática decorrerá no Percurso de Salreu do BioRia e na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e a parte teórica no Centro de Interpretação Ambiental em Salreu. A carga horária é de 16 horas.

Curso de Identificação de Patos, Limícolas e Outras Aves Aquáticas
Parte prática: Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, Ria de Aveiro e Percurso BioRia (Salreu)
Parte teórica: Centro de Interpretação Ambiental de Salreu
Data: 11 e 12 de Dezembro
Nível: Iniciados/Intermédio
Preço: 70 euros (1 inscrição); 60 euros (cada inscrição, no caso de 2 ou mais inscrições)

+ INFO www.birds.pt | www.bioria.com