Visite a exposição “Viva a República” na Praça Francisco Barbosa

terça, 21 de setembro 2010

Integrada nas Comemorações do Centenário da República, a Praça Francisco Barbosa acolhe a exposição “Viva a República… Em Digressão". Pode visitar a mostra ainda até ao final do dia de hoje, até às 20h, com entradas livres.

Esta exposição é dedicada à implantação da I República em 1910, um dos períodos mais marcantes da nossa história, em que os visitantes são convidados a acompanhar o percurso da evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República e os principais contextos e transformações a que esteve associada, conforma explica Cristina Almeida, mediadora cultural.

A Câmara Municipal associando-se às comemorações, tem vindo a promover iniciativas culturais dirigidas a toda a comunidade, evocando os acontecimentos históricos de 1910 e os seus protagonistas, com especial relevância para Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, que foi uma figura marcante da República tendo tido uma actuação activa na vida política, durante o primeiro quartel do século XX, ou seja nos últimos anos da Monarquia e vigência da primeira República onde desempenhou importantes cargos.

Nos dias 2 e 3 de Outubro, a “República Dança”. É mais um momento para assinalar o centenário, com um espectáculo de dança e teatro, a ter lugar no Cine-Teatro de Estarreja.

A sala de espectáculos da cidade recebe ainda no dia 5 de Outubro a apresentação do livro “Homenagem a um Republicano de Estarreja – Francisco de Moura Coutinho de Almeida D’Eça”, de Luís Augusto Eça de Matos, e um espectáculo com o Coro dos CTT de Coimbra.

Para dia 27 de Outubro está agendada uma palestra sobre Egas Moniz e a Conferência da Paz (1918-1919), por Duarte Ivo Cruz, na Biblioteca Municipal.