Comemorações do Centenário de República

sexta, 01 de outubro 2010

A “República Dança” no Cine-Teatro de Estarreja. O espectáculo de dança e teatro está integrado nas comemorações do centenário da República promovidas pela Câmara Municipal. Este fim-de-semana, a peça sobe ao palco e mostra imagens apelativas da história da I República, numa História contada com a energia do corpo em movimento.

A sala de espectáculos da cidade recebe ainda no dia 5 de Outubro, terça-feira, a apresentação do livro “Homenagem a um Republicano de Estarreja – Francisco de Moura Coutinho de Almeida D’ Eça”, de Luís Augusto Eça de Matos, e um espectáculo com o Coro dos CTT de Coimbra.

INAUGURAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE PARDILHÓ NUMA ACÇÃO NACIONAL

No feriado em que o País assinala a Implantação da República, é inaugurado o novo Centro Escolar de Pardilhó, às 12h00, numa acção de inauguração simultânea de mais de 100 escolas em Portugal, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura.

Em articulação com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Estarreja decidiu associar-se a este momento de celebração nacional.

A empreitada de ampliação e requalificação dos espaços escolares de Pardilhó implicou um investimento global de 939.499,12 €, com uma comparticipação de 70% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

PALESTRA SOBRE EGAS MONIZ E A CONFERÊNCIA DA PAZ

Para dia 27 de Outubro está agendada uma palestra sobre Egas Moniz e a Conferência da Paz (1918-1919), por Duarte Ivo Cruz, na Biblioteca Municipal.

A Câmara Municipal associando-se às comemorações do Centenário da República, tem vindo a promover iniciativas culturais dirigidas a toda a comunidade, evocando os acontecimentos históricos de 1910 e os seus protagonistas, com especial relevância para Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, que foi uma figura marcante da República tendo tido uma actuação activa na vida política, durante o primeiro quartel do século XX, ou seja nos últimos anos da Monarquia e vigência da primeira República onde desempenhou importantes cargos.

2 Outubro, 22h | 3 Outubro, 16h [Cine-Teatro de Estarreja]

“A REPÚBLICA DANÇA”

Dança | Teatro | 3,5€ | 2,5€ c/Desc. Habituais (60 min. M/12)
Direcção artística: Davide Venturini/Companhia TPO e Giacomo Scalisi
Co-criação e interpretação: Peter Michael Dietz e Nuno Nunes
Desenho digital: Rossano Monti
Desenho de som: Spartaco Cortesi
Desenho de luz: Cristovao Cunha
Técnico de imagem: Luis Bombico
Técnico de luz e som: Joaquim Madail
Figurinos: Ainhoa Vidal

Uma conspiração, uma manifestação, uma intenção de futuro... A revolução republicana através de uma breve narrativa fotográfica projectada numa grande cortina suspensa no ar, ganha vida e forma pelo movimento coreográfico de um dueto masculino. A fotografia, a dança, a música e as novas tecnologias reúnem-se num projecto que utiliza imagens apelativas da história da I República para levarem ao público jovem e adulto, uma História contada com a energia do corpo em movimento.

5 Outubro

12h00 INAUGURAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE PARDILHÓ
. Visita ao Centro Escolar
. Descerramento das Placas Comemorativas
. Discursos
  Directora do Agrupamento Escolar de Pardilhó, Lurdes Pereira
  Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos
  Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura

16h00 [Cine-Teatro de Estarreja]

. Apresentação do livro “HOMENAGEM A UM REPUBLICANO DE ESTARREJA – FRANCISCO DE MOURA COUTINHO DE ALMEIDA D’EÇA”, da autoria de Luís Augusto Eça de Matos
. Espectáculo com o CORO DOS CTT DE COIMBRA
Entrada livre

As comemorações do Centenário da República são o mote ideal para a apresentação, em livro, da vida e da obra de um dos mais importantes Republicanos de Estarreja, Francisco de Moura Coutinho de Almeida D’Eça.

Uma rara oportunidade para se escutar, na voz de seu neto, na primeira pessoa e em discurso directo, os relatos em jeito de memórias documentadas de muitos dos episódios e lutas travadas no início do século XX por este estarrejense que é, sem sombra de dúvida, uma das figuras centrais do Município. Aproveitemos, pois, esta ocasião para cumprirmos um importante dever: o de limparmos o pó do tempo.

27 Outubro, 21h30 [Biblioteca Municipal de Estarreja]

PALESTRA “ EGAS MONIZ E A CONFERÊNCIA DA PAZ”, com Duarte Ivo Cruz
Entrada livre

Duarte Ivo Cruz, autor de mais de 40 obras publicadas, entre as quais se destaca "Estratégia Portuguesa na conferência da Paz – 1918-1919 – As Actas da Delegação Portuguesa”. Nesta palestra evidenciará a importância desta Conferência, bem como das posições assumidas e defendidas por Portugal, onde assumiu papel relevante Egas Moniz, como Presidente da Delegação Portuguesa à conferência da Paz (1918-1919).

[site oficial das Comemorações www.centenariorepublica.pt]