»

segunda, 04 de outubro 2010

A Câmara Municipal associando-se às comemorações do Centenário da República, tem vindo a promover iniciativas culturais dirigidas a toda a comunidade, evocando os acontecimentos históricos de 1910 e os seus protagonistas, com especial relevância para Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, que foi uma figura marcante da República tendo tido uma actuação activa na vida política, durante o primeiro quartel do século XX, ou seja nos últimos anos da Monarquia e vigência da primeira República onde desempenhou importantes cargos.

Para dia 27 de Outubro está agendada uma palestra sobre Egas Moniz e a Conferência da Paz (1918-1919), por Duarte Ivo Cruz, na Biblioteca Municipal.

Duarte Ivo Cruz é autor de mais de 40 obras publicadas, entre as quais se destaca "Estratégia Portuguesa na conferência da Paz – 1918-1919 – As Actas da Delegação Portuguesa”. Nesta palestra evidenciará a importância desta Conferência, bem como das posições assumidas e defendidas por Portugal, onde assumiu papel relevante Egas Moniz, como Presidente da Delegação Portuguesa à conferência da Paz (1918-1919).