Avanca, Veiros e Fermelã com novas Posturas de Trânsito

segunda, 11 de outubro 2010

Está em curso a implementação da Postura de Trânsito da Freguesia de Avanca. Uma das primeiras mudanças, efectivada no final do mês de Setembro, foi a inserção do sentido único na Rua da Nestlé (poente-nascente) e na Rua Corte Real (Sul-Norte). Até ao final do ano, a Câmara Municipal prevê implementar as posturas de trânsito em três freguesias: Avanca, Veiros e Fermelã.

Em Avanca, o ordenamento do trânsito sofrerá alterações também nas ruas do Mato, de Meissões, Dr. António de Abreu Freire, Dr. Duarte de Oliveira e Travessa do Mercado.

No caso da freguesia de Veiros, está estipulado proibir o estacionamento em toda a extensão das Ruas João Augusto da Sousa Fernandes e Miguel Valente de Almeida (antiga EN 109-5). Por outro lado estabeleceu-se a definição de ruas com prioridade, nomeadamente as ruas João Carlos Assis, Joaquim Lagoeiro, Cruzeiro, S. Geraldo, Molar, Telhões, Emigrante, Lauro Ramos e Mâmoa.

Em Fermelã, haverá alterações na Rua do Matinho que passará a ter o sentido único ascendente até à Rua Nova da Terra do Monte. Em diversas ruas desta freguesia será proibido o trânsito a pesados (excepto a moradores), designadamente nas vias que compõem a EM 565, ligando a EN109 ao concelho de Albergaria, (ruas de S. João, Oliveira, Areeiro e Nossa Senhora dos Prazeres).

As propostas das Posturas de Trânsito das Freguesias foram apresentadas pelas Juntas de Freguesia, tendo recebido posteriormente os pareceres favoráveis das Assembleias de Freguesia, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, num processo conduzido pela Comissão Municipal de Trânsito, que é coordenada pelo Vereador Diamantino Sabina e composta, além dos técnicos da autarquia e representante da Assembleia Municipal, pela GNR, Bombeiros e SEMA, articulando com as Juntas de Freguesia.

A Câmara Municipal de Estarreja, através da Comissão Municipal de Trânsito, definiu medidas que visam disciplinar o tráfego no sentido do uso eficiente dos veículos, com respeito pelos peões, e melhorar a circulação viária, que estão congregadas na Postura Municipal de Trânsito, que por sua vez compreende as Posturas de Trânsito das Freguesias.

As Posturas de Trânsito podem ser consultadas no sítio da Câmara Municipal de Estarreja no seguinte link: http://www.cm-estarreja.pt/main/cm_transito.php