Passeio Sénior proporciona convívio a mil idosos

“Tenho aqui amigos que já não via há 10 anos”

segunda, 11 de outubro 2010

A boa disposição reinou no Passeio Sénior promovido pela Câmara Municipal de Estarreja. Mais de mil participantes, exactamente 1144, maiores de 65 anos, visitaram o Santuário da Lapa, em Sernancelhe, e participaram no Almoço/Convívio em Aguiar da Beira. O passeio reuniu idosos das sete freguesias do município, em colaboração com as respectivas Juntas de Freguesia, tendo os presidentes de Junta marcado presença no passeio.

Acácio Augusto Ferreira, de 75 anos, retrata bem o espírito vivido neste enorme encontro de seniores de todo o concelho. “Se não fosse isto, não saia de casa. É muito bom termos alguém que olhe por nós, alguém que nos dá o prazer de viajar. Tenho aqui amigos que já não via há 10 anos, de outras freguesias. Se não fosse este convívio não os via”. Este foi o quarto passeio sénior de Acácio Ferreira que nunca irá esquecer o primeiro em que participou, marcado pelo arraial típico português, na Quinta do Moinho, em Porto de Mós.

A vontade de conviver e estar entre amigos é o motivo que leva Francisco Pereira Dias, 75 anos, a participar todos os anos no Passeio Sénior. Um costume que repete há já 7 ou 8 anos. “Este convívio foi muito bom para mim, gostei imenso”. Em Sernancelhe, visitou o Santuário da Lapa que desconhecia e que em tempos era, conjuntamente com Santiago de Compostela, um dos mais importantes Santuários da Península Ibérica. “Nunca tinha passado por lá. Passei pela grutazinha e quase que não cabia”, disse rindo ao lembrar-se da situação.

Com boas lembranças da saída de sexta-feira fica também António Soares Marques, 75 anos. Essencialmente “pelo convívio”. Sempre com boa disposição afirma que “aproveitei da melhor maneira” e classifica esta iniciativa como um “convívio familiar” onde revê pessoas que não via há já muitos anos. António Soares preferiu manter-se afastado da pista de dança pois prefere “dançar com a esposa em casa”, afirma em tom de brincadeira.

Ao som da música popular portuguesa, o bailarico estava bem animado e energia apoderou-se da pista de dança. “O baile está a correr bem, muito bonito. Não estou nada cansada. Para dançar e para trabalhar, nunca me canso. É uma alegria!”, exclamou Apolónia Fonseca, de 79 anos, entre um pezinho de dança.

A “minha opinião não podia ser melhor”, diz Ludovina Cerdeira, de 88 anos. “Correu muito bem e gostei muito da capelinha”. A amiga Margarida Correia, de 80 anos, também já tem participado nestes passeios por serem muitos bons “para conviver e para conhecer pessoas”.

“Proporcionar momentos de convívio, de lazer e bem-estar, aumentando a qualidade de vidas destas pessoas” são os objectivos da Câmara Municipal ao promover este tipo de actividades, afirmou o Vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, que acompanhado pelos vereadores João Alegria e Diamantino Sabina, marcou presença no evento.

“Eles não esquecem estes momentos. Recordam outros passeios e ainda hoje me falam dessas actividades do passado”. Este é mais uma oportunidade para “reviver amigos e conviver”, contribuindo para o seu bem-estar. “Eles fazem uma grande festa!”, afirmou com satisfação o responsável.

Abílio Silveira explicou que inicialmente a autarquia realizava um sorteio face à imensa procura. Agora os participantes colaboram com uma quantia simbólica (5 euros), contribuindo para a realização do evento e permitindo que todos participem nesta festa.

Este é o momento de arranque do Festival Sénior, que decorre durante o mês de Outubro com um conjunto de actividades destinadas à população sénior.

» As imagens do Passeio Sénior estão já disponíveis na Galeria de Imagens 2010, no menu Multimédia desta página.
Link directo http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=80

» Programa do Festival Sénior