“Até ao Tecto do Mundo” em Nova Iorque

terça, 19 de outubro 2010

“Até ao Tecto do Mundo” será exibido em Nova Iorque, nos cinemas Coliseum da Broadway, entre os dias 20 e 24 deste mês, integrando a selecção oficial do “KidCinemaFest”, um festival que anualmente selecciona e exibe, na região de Washington, o melhor do cinema para a infância e a juventude.

Premiado em vários festivais dos EUA e Canadá, “Até ao Tecto do Mundo” tem sido exibido em festivais de países dos 5 continentes. Este ano, foi já exibido por todo o território de São Tomé e Príncipe e aguarda estreia comercial noutros países.

“Até ao Tecto do Mundo” é o primeiro filme português de longa-metragem de animação, que sendo destinado ao público jovem foi produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes.

Este filme foi o primeiro produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças. Num Reino em que tudo é proibido, o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta, mas… apaixona-se...

Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Isabel Queirós Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.