Políticos locais visitam as empresas do complexo químico

Jornada Portas Abertas Pacopar

quinta, 21 de outubro 2010

O PACOPAR acolheu cerca de 75 autarcas do concelho de Estarreja, com o objectivo de dar a conhecer a actividade do Painel e das empresas químicas que o compõem. A Jornada Portas Abertas, que terminou com a plantação de meia centena de árvores no Eco-Parque Empresarial de Estarreja, teve uma adesão positiva dos políticos locais. Os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, José Eduardo de Matos e Marco Braga, marcaram presença na iniciativa.

A jornada, dirigida aos eleitos nas Autárquicas de 2009, representantes de todas as Juntas  e Assembleias de Freguesia do concelho, da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, permitiu dar a conhecer a génese da constituição do PACOPAR, os seus objectivos e as actividades desenvolvidas, assim como esclarecer dúvidas e apresentar sugestões de melhoria de desempenho.

À apresentação do Painel, seguiu-se uma visita guiada às empresas do Complexo Químico de Estarreja (CQE): Air Liquide, AQP, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal. Os participantes tiveram a oportunidade de se inteirar acerca dos respectivos processos de produção industrial, das tecnologias utilizadas, do desempenho ambiental, da segurança processual e pessoal implementadas e da recente ampliação de capacidade produtiva do CQE.

Dando expressão ao seu objectivo de melhoria ambiental local, o PACOPAR organizou uma plantação de Olaias, uma iniciativa que se pretende repetir ao longo dos próximos anos, integrada nos objectivos de arborização e embelezamento da zona circundante ao CQE.

A jornada foi assim encerrada a chave de ouro, com os políticos locais a contribuírem para esse objectivo, plantando meia centena de árvores no Eco-Parque Empresarial de Estarreja.

Fazendo um balanço positivo à Jornada de Portas Abertas para os políticos e autarcas locais, Luís Ferreira, responsável pelo Secretariado do PACOPAR, refere que a acção “visa estreitar relações com a comunidade de Estarreja, promover o diálogo e criar sinergias entre diversas entidades, indo ao encontro dos objectivos do Plano Estratégico 2010-2012”.

É com base no reforço da ligação com a comunidade local que o Painel pretende contribuir para a melhoria contínua do desempenho em matéria de Actuação Responsável das empresas químicas e do desenvolvimento sustentável em Estarreja.

Sobre o PACOPAR

Com a missão de actuar positiva e proactivamente na comunidade, no sentido de incrementar a parceria, a confiança, o conhecimento e crescimento mútuos, trabalhando em acções conjuntas, o PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável, de Estarreja, foi formado em 2001, pelas cinco empresas do Complexo Químico de Estarreja, às quais se juntaram organismos concelhios e distritais dos serviços de saúde, educação, segurança e protecção civil, a Câmara Municipal de Estarreja e a Associação Portuguesa das Empresas Químicas.

Tendo nascido com o intuito de reforçar a coesão das indústrias químicas com a comunidade local, dando assim cumprimento aos princípios de Actuação Responsável, o PACOPAR rege-se por uma conduta de promoção do desenvolvimento sustentável, tentando encontrar soluções mais eficazes e integradas para o impacto da actividade química na região e para os problemas gerais comunitários.

A Actuação Responsável é um programa global de iniciativa voluntária da indústria química, baseado na assumpção de um compromisso de segurança e responsabilidade social das suas operações e produtos, desde a investigação em laboratório até ao consumo final. As várias acções comunitárias desenvolvidas pelo Painel culminaram num reconhecimento europeu. O PACOPAR foi distinguido, entre 26 candidaturas de nove países, com o Prémio Europeu de Actuação Responsável 2005, pelo Conselho Europeu da Indústria Química.

Membros do PACOPAR:

» Empresas químicas: Air Liquide, AQP – Aliada Química de Portugal, Cires, S.A., Cuf-QI, Dow Portugal

» Agentes da comunidade: Agrupamento de Escolas de Avanca – Prof. Doutor Egas Moniz, Agrupamento Vertical de Escolas de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Pardilhó, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Câmara Municipal de Estarreja, Cegonha – Associação Ambiental de Estarreja, Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa de Baixo, Centro de Saúde de Estarreja, Escola Secundária de Estarreja, Hospital Visconde de Salreu, GNR, SEMA – Associação Empresarial, TJA – Transportes J. Amaral, Universidade de Aveiro

» APEQ – Associação Portuguesa das Empresas Químicas

Mais sobre o PACOPAR: www.pacopar.org

Mais sobre Actuação Responsável:
www.responsiblecare.org
www.apequimica.pt/