Serviço Municipal de Protecção Civil: Câmara cria Piquete de Prevenção

segunda, 08 de novembro 2010

A Câmara Municipal de Estarreja assinalou o início de actividade do novo Piquete de Prevenção do Serviço Municipal de Protecção Civil, numa sessão que decorreu nos Paços do Concelho, presidida por José Eduardo de Matos. A função deste novo grupo é apoiar os Bombeiros Voluntários de Estarreja (BVE) em diversas situações de adversidade, tais como incêndios florestais, fogos urbanos, inundações, seca, risco químico ou vento forte.

Planeamento e preparação são palavras de ordem obrigatórias para a Protecção Civil, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Estarreja. A articulação entre as várias entidades “é fundamental para que haja respostas e com sucesso”. A criação deste Piquete de Prevenção “traduz o empenhamento da Câmara Municipal” havendo um “conjunto de acções específicas onde temos que responder, claramente na parte logística”.

O superior hierárquico dos BVE em serviço, face à situação concreta, aferirá da pertinência da intervenção do piquete. A ordem de comando parte sempre dos BVE, conforme explica o vereador da Protecção Civil, Diamantino Sabina. “Os bombeiros são sempre a primeira linha de socorro e a Protecção Civil é chamada depois da análise da situação no terreno pelo Comando dos BVE”.

O piquete terá também rotinas de prevenção, percorrendo o concelho duas vezes por mês e detectando situações que possam representar perigo para a população. Diamantino Sabina refere que estes 9 “voluntariosos” colaboradores “sabem o papel que têm a desempenhar” para que este piquete funcione bem.

3 Equipas, constituídas por 3 elementos, num total de 9 colaboradores da autarquia, irão integrar o sistema de prevenção. As funções dos elementos do Piquete entroncam nas suas funções como funcionários públicos.

Francisco Moutela é Operador de Máquinas e integra a primeira equipa de prevenção. O manuseamento de veículos pesados será uma das suas principais funções conforme já aconteceu este mês em que o piquete fez a sua primeira intervenção para limpeza de uma rua em Salreu que ficou intransitável devido ao temporal. Este novo desafio representa mais trabalho, mas “é com orgulho” que Francisco Moutela faz parte desta equipa.

Presente na sessão, o Adjunto do Comando dos BVE, Altino Silva, mostrou-se satisfeito com mais esta medida. “A Câmara Municipal de Estarreja sempre esteve connosco para rapidamente resolver os problemas”. Esta articulação é agora ampliada com a criação desta equipa de retaguarda, para que “o nosso trabalho seja concluído com êxito na protecção de pessoas e bens”. Altino Silva explicou que “muitas das vezes não temos os meios disponíveis”, como por exemplo “um simples sinal de trânsito e barreiras de sinalização”. Este piquete vem por isso “dar outra dinâmica à Protecção Civil”.