Concurso para o Arranjo Urbanístico do Centro Cívico de Avanca

terça, 16 de novembro 2010

A Câmara Municipal de Estarreja dá continuidade à intervenção no Centro Cívico de Avanca, avançando para uma 4ª fase de obra que abrange o quarteirão onde se situa a Extensão de Saúde e a nova sede do Cine-Clube, integrando um espaço ladeado por construções habitacionais e o que actualmente serve de estacionamento para residentes e utentes do Posto de Saúde.

Está em curso o concurso público para a execução da empreitada. A operação visa requalificar e dinamizar esta área menos cuidada, conferindo-lhe uma nova imagem e criando novas utilidades para os residentes. Também será qualificada a envolvente à Extensão de Saúde, conferindo-lhe mais dignidade e condições para os utentes.

Completando o projecto global do centro cívico da maior vila do Município e fechando o ciclo das 3 fases anteriores, esta final intervenção consolidará uma ampla centralidade, que se estende da Igreja Matriz a sul até ao Parque do Mato a norte e da Estrada Nacional 109 a nascente até à Casa do Gama a poente.

NOVA PRAÇA

A praça terá um papel preponderante como elemento de remate a Poente do Centro Cívico de Avanca. Neste novo espaço poder-se-ão adaptar vários equipamentos de apoio ao Cine-Clube e realizar eventos de natureza recreativa e cultural. É de salientar que, com o objectivo de melhorar as acessibilidades, serão nivelados todos os espaços que compõem esta área.

Serão criados 21 lugares de estacionamento, incluindo dois para deficientes motores e um para ambulância (estes três localizam-se junto ao posto médico). O projecto contempla a criação de novos espaços verdes e a plantação de várias árvores, novo mobiliário urbano e iluminação pública.

Valor base do concurso 278.000 €

Prazo de execução 150 dias