Cine-Clube de Avanca comemora 28 anos: Câmara apoia a construção da sede

terça, 16 de novembro 2010

O Cine-Clube de Avanca comemora 28 anos de existência legal, abrindo as portas do seu edifício de cinema em construção, ocasião para uma visita às obras do edifício sede do CCA, bem como para se exibirem alguns dos últimos filmes produzidos em Avanca. A Câmara Municipal de Estarreja deliberou na sua última Reunião, em 11 de Novembro, um apoio destinado para este fim no valor de 12.500,00€. Para o retomar do projecto, contribuiu a Câmara Municipal, em 2007, com a cedência do direito de superfície a título gratuito e por um período de 50 anos do prédio urbano (Lote nº14), no valor de 72.834,00€ e cuja escritura foi celebrada em 22 de Dezembro de 2008.

Para o CCA, este é um momento marcante para a sua história, que vê finalmente relançada a obra de construção civil da sua sede.

Terminada a parede do lado poente, reforçadas as escadas e fechado o edifício, as obras têm decorrido, com o apoio do IPJ – Instituto Português da Juventude, da Câmara Municipal de Estarreja e da população que aderiu à “Campanha do Tijolo”.

Lançada em Maio, a campanha reuniu em cerca de sete meses os 15.000 tijolos que foram necessários para terminar os trabalhos já executados. O Cine-Clube continua agora a procurar juntar os 500 sacos de cimento necessários para a concretização da obra.

Ocupando cerca de 1000 m2, divididos por 4 pisos, a sede do Cine-Clube de Avanca alberga diferentes espaços destinados à formação e produção audiovisual, construídos à volta de uma sala de cinema central. No último piso, uma Mediateca irá albergar o extenso espólio da associação, mas também do festival de cinema “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que em Julho de 2011, terá a sua 15ª edição.

O projecto da sede iniciou-se em 1992, com a intenção de atribuição de um lote de terreno pela Câmara Municipal de Estarreja, tendo-se iniciado a construção dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio financeiro do IPJ – Instituto Português da Juventude, a que se veio juntar um apoio do ICA / Ministério da Cultura.

Um interregno forçado de vários anos fez perigar a conclusão da obra, que finalmente retomou o seu percurso no final de 2009.

A nova construção inscreve-se num projecto que poderá marcar a região, criando um novo pólo de desenvolvimento no âmbito das indústrias culturais.

O edifício da sede do CCA é uma construção junto à praça poente da Quinta do Gama, no centro da Vila de Avanca, que a Câmara Municipal vai seguidamente requalificar, tendo já lançado o respectivo procedimento, integrando o projecto global do centro cívico.