Ampliação da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire

Apresentação do projecto à comunidade escolar

quinta, 18 de novembro 2010

A Câmara Municipal de Estarreja promove esta noite, às 21h00, a apresentação das obras a realizar na EB 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire. Uma sessão dirigida à comunidade escolar.

A ampliação da Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância Padre Donaciano de Abreu Freire foi adjudicada às firmas “Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos, Lda.”, de Anadia e “Edibeiras – Edifícios e Obras Públicas das Beiras, Lda.”, da Guarda, pelo valor de 1.445.774,00€ (IVA incluído).

A empreitada é comparticipada pelo QREN, sendo que o valor elegível da mesma é de 1.068.275,40€ e a comparticipação comunitária atinge os 747.792,58 € (70% do valor elegível).  O prazo de execução da obra é de 18 meses.

A empreitada compreende a construção de um edifício destinado a dar resposta ao Pré-Escolar, com 6 salas e respectivos espaços de apoio, o alargamento e adaptação do edifício que comporta o actual refeitório, procurando uma integração espacial que permita a utilização por parte dos futuros alunos dos equipamentos de apoio do complexo (Pavilhão, Refeitório, Biblioteca). Consequentemente, o perímetro do espaço escolar será alargado para Norte.

A intervenção contempla ainda os arranjos exteriores o que vai permitir criar uma via de circulação em redor do estabelecimento e organizar a entrada e saída dos alunos dos transportes particulares e colectivos, criando-se condições de segurança e terminando com os actuais congestionamentos da circulação automóvel.

Embora o complexo escolar esteja a funcionar em pleno, com os inúmeros edifícios que o compõem, o objectivo da intervenção é integrar o Jardim-de-infância. Assim, a intervenção visa a reabilitação, requalificação e a criação de novos espaços escolares, para se poder atingir uma maior eficiência e racionalização de recursos e funcionamento, promovendo-se a articulação física e pedagógica de acordo com o enquadramento da Carta Educativa Municipal.