Paços do Concelho com obras de beneficiação

quarta, 15 de dezembro 2010

Edifício histórico, que comemora brevemente 115 anos, foi inaugurado em 5 de Janeiro de 1896, devendo a sua construção ao empenho de Francisco Barbosa do Couto Cunha e Sotto Maior, evidencia o seu centenário, pelo que as intervenções são necessárias não só ao nível da preservação mas também de adaptação e funcionalidade à realidade do século XXI.

A beneficiação do actual Salão Nobre do edifício da Câmara Municipal de Estarreja, antiga Sala de Audiências do Tribunal, vem na sequência dos princípios conceptuais e construtivos adoptados nas intervenções realizadas, quer no espaço do Átrio principal, quer na adaptação de uma das alas do r/c para o funcionamento do Gabinete de Apoio ao Munícipe.

Foi opção de projecto utilizar peças existentes e que fazem parte do mobiliário original do salão. Quer a mesa da Presidência, quer a mesa da Secretária são objectos que nos ajudam a referenciar e a ler a história do edifício dos Paços do Concelho.

A forma de valorizar estes testemunhos de uma determinada época é criar um ambiente que os integre e relacione com os novos códigos contemporâneos, registando assim também o nosso tempo num diálogo de compromisso e de respeito pelos valores do passado, mas sem esquecer o futuro, conforme projecto da autoria do Arquitecto Ricardo Matos.

Para além da melhoria das condições de estar e de conforto, pretende-se também reforçar com esta intervenção a identidade deste espaço simbólico e representativo não só para o funcionamento das sessões da Assembleia Municipal, mas também para outros acontecimentos e recepções públicas.

REABILITAR É A PALAVRA DE ORDEM

A pintura de paredes e tectos do hall, vão de escada interior e clarabóia, incluindo limpeza das paredes, tratamento de fissuras, consolidação de estuques em desagregação são outras intervenções contempladas e prioritárias face ao seu estado de conservação.

Relembre-se que, já nesta década, o edifício recebeu telhado novo com contraplacado marítimo, sendo remodelada toda a canalização pluvial, pondo cobro à continuada e progressiva entrada de água e humidade, ainda visível em tectos e paredes, alguns agora parcialmente recuperados.

A intervenção arquitectónica num edifício existente de carácter público e institucional, como é o caso do edifício dos Paços do Concelho, deve ser uma oportunidade para estudar e interpretar os elementos espaciais, formais e construtivos de uma determinada época e ao mesmo tempo, face à necessidade de actualizar e introduzir novos usos, devem ser estudadas soluções equilibradas e que reforcem o seu valor histórico e representativo e estendem-se por vários espaços desde o salão nobre até ao arquivo municipal.

Igualmente proceder-se-á  à ampliação do  sector de informática, reformulação do bar e adaptação dos sanitários às novas exigências de higiene.

Esta última empreitada apresenta um valor de adjudicação de 45.277,00 €, mais IVA, e está a ser executada pela empresa SEGOSAL – Sociedade de Construções Gomes de Sá, Lda de Esmoriz. As intervenções estarão concluídas no início de Janeiro, altura em que se comemora o VI aniversário de elevação a Cidade.

Para além de obras físicas que se estão a realizar, a autarquia está empenhada em preservar a memória. Na comemoração dos 115 anos do histórico edifício, os estarrejenses vão, por exemplo, poder apreciar as obras de arte, estando-se a criar condições para que o espólio municipal seja exibido, com a colaboração de Joakin Pereyra, que acedeu à vontade manifestada pelo presidente do Município, José Eduardo de Matos, inconformado com as dezenas de obras que se encontravam a degradar e longe do olhar dos seus legítimos proprietários, os munícipes, e de que a Câmara é apenas fiel depositária.