Birdwatching traz visitantes a Estarreja

quarta, 15 de dezembro 2010

Decorreu no passado fim-de-semana, o quarto curso promovido pelo BioRia em parceria com a Birds & Natures Tours e ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

17 participantes vieram de vários pontos do país – Coimbra, Lisboa, Moscavide, Aveiro, Amadora, Alcochete, Ovar, Porto, Bustos, S. M. Feira e Estarreja – para participarem neste curso de identificação de patos, limícolas e outras aves aquáticas. Para além de repetentes que tinham participado em anteriores cursos de birdwatching, 12 novos participantes visitaram pela primeira vez Estarreja. A maioria aproveitou para ficar mais algum tempo no concelho e pernoitou no hotel da cidade.

A formação contou com dois formadores: João Jara, especialista de birdwatching e responsável pela Birds & Nature Tours, primeira empresa portuguesa totalmente dedicada a organizar actividades ligadas à observação de aves; e David Rodrigues, engenheiro florestal, especialista em patos, que se tem dedicado nos últimos 15 anos ao estudo e trabalho com patos, incluindo a Ria de Aveiro.

Entre observações e vocalizações, no Percurso de Salreu, Reserva das Dunas de S. Jacinto, Salinas e Gafanha da Encarnação, foram registadas 63 espécies, representado um aumento em relação ao ano passado, o que se explica em grande parte devido às excelentes condições meteorológicas.

Destacando-se algumas observações únicas como foi o caso de uma Águia-pesqueira em voo, com um peixe nas garras a ser atacada por gaivotas de asa escura que procuravam roubar o alimento, um moleiro-parasítico, a fácil observação de vários guarda-rios, peneireiros-cinzentos e um gavião nas imediações do Centro de Interpretação Ambiental, onde foi abordada toda a componente teórica.

Para além de dar a conhecer o potencial desta região para o turismo de natureza, e da importância de iniciativas como esta para a região, na perspectiva de atracção de visitantes, este curso promoveu o convívio saudável e animado entre o grupo de participantes que apesar de bastante heterogéneo em termos profissionais, tinha uma motivação comum, a paixão pelo contacto com a natureza, nomeadamente a observação de aves.