Família carenciada recebe habitação condigna

sexta, 17 de dezembro 2010

“Até parece que é mentira”. As palavras sentidas de Arménia Matos, que recebeu das mãos dos presidentes da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e da Junta de Freguesia de Avanca, José Artur Pinho, as chaves da sua nova habitação.

Esta família vivia em condições deploráveis, numa velha casa degradada localizada na Rua Nova, em Avanca. Com o marido doente e acamado, Arménia Matos dizia que já não tinha “condições para ter o marido nesta casa onde chove e as paredes húmidas” já estavam a provocar problemas nas, não menos precárias, instalações eléctricas. “Quando vim para cá há 24 anos já era assim, depois piorou”, conta num dia de extrema felicidade, de “alegria enorme, um sonho desde sempre”. Conclui de forma esperançosa: “Casa nova, vida nova”.

Num acto com a presença de representantes de vários parceiros sociais, Câmara e Junta procederam esta manhã à entrega da nova casa à família carenciada. Com as obras de alargamento da Rua Nova, na zona de inserção com a Rua Padre Manuel Silvão, irá demolir-se a velha casa, que se encontra em avançado estado de degradação.

Esta família vai passar um Natal numa habitação condigna e com todo o conforto. Tudo começou “há muito tempo antes, quando nos apercebemos desta situação a propósito de uma visita que fizemos a esta freguesia. Este Natal já nasceu há muito tempo e quem nos dera que do nosso trabalho diário pudemos fazer mais destes Natais”, afirmou o presidente do Município, José Eduardo de Matos.

Num momento em que é resolvido um caso social, “a minha satisfação é também a minha insatisfação pela vontade de fazer isto em muitos outros sítios. Por mais que façamos, há outras situações que requerem a nossa melhor atenção”, declarou o autarca, que responsabilizou a família contemplada a manter em boas condições a casa “feita com o dinheiro de todos nós” e a possibilitar melhor futuro aos mais novos.

A Câmara Municipal delegou na Junta de Freguesia de Avanca a construção da nova habitação, comparticipando com a totalidade da verba necessária, no total de 50.000 €. O Concelho de Estarreja demonstra a “capacidade de ter, com a articulação entre entidades autárquicas, colectividades, instituições e pessoas ligadas a esta área, uma rede, um conjunto de acções que têm respondido a muitos problemas. Sem essa boa vontade, não poderíamos ter o município que hoje temos”.

Sendo uma realidade que “novas estradas, escolas e eco-parques são importantes, não podemos de deixar de propiciar melhores condições a quem precisa”. O Orçamento da Câmara para 2011 tem uma contenção de 10%, contudo “procuramos manter os níveis de apoios no que toca aos programas ‘Casa Melhor’ e ‘Habitação Freguesias’. Tentamos salvaguardar essas áreas pois achamos que é fundamental que a coesão social se mantenha, assim como articulação e motivação dos parceiros”.

Em Avanca, esta família carenciada “tem o privilégio de concretizar uma aspiração de há longos anos. Nem sempre é fácil, nem há possibilidades de tudo fazer mas o trabalho com a Rede Social de Estarreja e do seu núcleo em Avanca é hoje transformada em várias acções e eixos de apoio”, realçou o presidente da Junta de Freguesia de Avanca, José Artur Pinho, satisfeito com esta solução fruto do trabalho conjunto entre as autarquias dando “condições a quem tão mal vivia. Esta família merece melhores condições”. Para o autarca de Avanca “hoje é um dia feliz”. E deixa um recado: “devíamos ser solidários não apenas no Natal, mas todos os dias e criar melhores condições para fazermos mais coisas iguais a esta”. A Junta de Freguesia está já a trabalhar num projecto para criação de mais 4 fogos de habitação social.

A conclusão da obra permite que se propicie um Natal melhor a esta Família, há muito desejosa de uma habitação condigna e, ao mesmo tempo, melhorando a acessibilidade aos moradores daquele Lugar de e para a Estrada Nacional 109.