Guia do Emprego e do Empreendedorismo

quinta, 23 de dezembro 2010

É mais uma ferramenta com “informação indispensável para quem procura oportunidades”, sublinha o presidente da DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja, João Alegria, entidade que promoveu o Guia do Emprego e do Empreendedorismo de Estarreja, através dos projectos GIP e Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Estarreja "7 Desafios em Rede".

A sessão de apresentação decorreu ontem de manhã na Incubadora de Empresas de Estarreja, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, com a presença de representantes das entidades parceiras.

O presidente do Município espera que este “seja mais um passo para habilitar e apetrechar os desempregados para fazer face à vida. Quem está mais apetrechado tem mais capacidade de vencer e tem que ter uma vontade muito forte. O guia aponta algumas soluções”.

“Este guia contém os pontos-chave na procura de emprego”, afirma a coordenadora do GIP, Sara Barbosa. Onde procurar emprego, as empresas de trabalho temporário ou o emprego na internet, como se candidatar a um emprego, e a requalificação e formação profissional, e, na área do empreendedorismo, a criação do próprio emprego dando-se orientações sobre o plano de negócios, financiamento, constituição da empresa e implementação da ideia, são os tópicos deste manual. O trabalho teve a colaboração das duas jovens que usufruíram das bolsas de estudo ao ensino superior no ano lectivo 2009/2010, promovidas pela autarquia.

Formação sobre CV teve 27 formandos

Na sessão, o Espaço Internet Municipal e o GIP procederam à entrega dos Diplomas da Acção de Formação "(RE)Crie o seu CV", que contou com a participação de 27 formandos. Uma adesão positiva que demonstra uma postura activa. “Vejo nas pessoas uma vontade de participar e vontade de ganhar mais instrumentos, ferramentas e aptidões para responderem melhor às dificuldades do mundo de trabalho e na procura de emprego”, declarou João Alegria, presidente da DESTAC.

Tomé Sousa é um desses exemplos. A um passo de concluir a sua licenciatura, recebeu ontem o diploma desta acção de formação. Enalteceu a iniciativa e deixou o “apelo para que no futuro possam ocorrer muitas mais”. O jovem tem presente que vivemos tempos difíceis e esta acção “foi uma mais valia. Aprendi muito e dai a minha satisfação”. Tomé sublinha a oportunidade que teve para “incrementar o meu CV. Fiquei totalmente esclarecido e moralizado para ir à luta num futuro próximo”.

Forte cooperação das entidades

Este manual é um exemplo da “soma de boas vontades” que existe no município, afirmou José Eduardo de Matos que assim destacou o “excelente clima entre parceiros”. As entidades estão “trabalhar em prol de um objectivo, de dar oportunidades e estimular vontades”.

Os parceiros SEMA e CNO aplaudiram a cooperação existente. Vera Albuquerque, coordenadora do CNO – Centro de Novas Oportunidades do Antuã disse que “é muito bom verificar que estamos todos a trabalhar na mesma linha. Esta excelente colaboração é extremamente importante para o concelho. Nunca encontrei um concelho onde as pessoas se unissem para um objectivo comum. Todos os dias temos trabalhado para que o concelho possa ir caminhando para um futuro melhor e para que os nossos jovens, adultos e crianças tenham um futuro mais qualificado, com mais certificação”.

O presidente da SEMA – Associação Empresarial, José Valente, referiu que “só com espírito participativo é possível realizar coisas. A SEMA tem dado relevo à qualificação profissional. Existe uma interligação muito grande nesta área de emprego e procura de emprego”.

O Guia do Emprego e do Empreendedorismo de Estarreja está disponível no GIP e no website da DESTAC http://www.estarrejacentro.com/