BioRia recebe cada vez mais visitantes

quinta, 30 de dezembro 2010

O BioRia recebeu 2500 visitantes em 2010, um aumento de 108% em relação a 2009. As visitas guiadas aos Percursos Naturais constituem a acção primordial do BioRia que abrange as freguesias de Salreu, Canelas e Beduído. Este ano, o número de participantes em visitas guiadas foi superior aos dois anos anteriores.

Em 2008, registou-se a visita de 800 pessoas. O ano passado, foram 1200 os que visitaram a zona natural de Estarreja. A última visita guiada do ano realizou-se no início deste mês, com um grupo do Sindicato dos Bancários do Norte, com 58 participantes.

Olhando para o conjunto de actividades organizadas pelo projecto ambiental da Câmara Municipal de Estarreja, ao longo do ano de 2010, o BioRia mobilizou 2870 pessoas, representando um aumento de 69% em relação ao ano anterior.

Para além das actividades já habituais, como o curso de iniciação ao birdwatching, as visitas guiadas do programa nacional Ciência Viva – Biologia no Verão e do Passeio em Kayak pelas Ribeiras de Veiros, o BioRia promoveu novas acções: Curso de Fotografia de Aves, exposição itinerante “À descoberta do BioRia”, que passou por todas as escolas do concelho, um curso de nível intermédio de Birdwatching e a maratona fotográfica “24h de BioRia”.

Nestas contagens, não estão inseridas as visitas informais aos percursos, bastante utilizados pela população para a prática de exercício físico, actividades de lazer e de observação da natureza, assim como não está incluído o número de alunos que visitaram a exposição itinerante que teve exposta uma semana em cada escola do concelho.

Tendo como finalidade a protecção e divulgação do património natural de Estarreja, o BioRia implementou, ao longo das marinhas e do Esteiro de Salreu, o primeiro de uma série de percursos de Natureza, o Percurso de Salreu, desenhado de modo a que o visitante possa explorar de forma prática e divertida os segredos da vida selvagem.

Logo o BioRia se estendeu a outras freguesias do concelho. Nesta fase, pode passear a pé ou de bicicleta pelos Percursos de Salreu; do Rio Jardim – Canelas; do Bocage – Canelas/Salreu e do Rio Antuã – Beduído/Salreu.

Projecto chega a todas as freguesias

Com a requalificação do Parque do Carregal, Fermelã, e com o arranjo da ligação ao Ribeiro de Canelas, será concretizada a ligação do BioRia a todas as freguesias do Concelho. Em 2011, estará concluído o BioRia III, cuja candidatura ao QREN, no valor global de 216.012,28 €, foi aprovada.

Mais de 7000 visitas ao bioria.com

Mas não são apenas os trilhos naturais que merecem a visita dos amantes da natureza. A página electrónica do BioRia (www.bioria.com) volta a registar um forte incremento, ao alcançar mais de 7500 visitas. Um aumento de 46% em relação a 2009.

Website: www.bioria.com | E-mail: bioria@cm-estarreja.pt