115 anos da Inauguração dos Paços do Concelho

6º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade

terça, 04 de janeiro 2011

O edifício histórico, que acaba de receber obras de conservação, comemora 115 anos. A visita guiada aos Paços do Concelho, inaugurados precisamente a 5 de Janeiro de 1896, está agendada para esta quarta-feira, às 18h00, abrindo o programa comemorativo do 6º Aniversário de Elevação de Estarreja a Cidade.

A intervenção realizou-se ao nível da preservação mas também de adaptação e funcionalidade do edifício à realidade do século XXI. A beneficiação do actual Salão Nobre do edifício da Câmara Municipal de Estarreja, antiga Sala de Audiências do Tribunal, vem na sequência dos princípios conceptuais e construtivos adoptados nas anteriores intervenções realizadas, quer no Átrio principal, quer na adaptação de uma das alas do r/c para o funcionamento do GAME – Gabinete de Apoio ao Munícipe.

Foi opção de projecto, da autoria do arquitecto Ricardo Matos, utilizar igualmente peças existentes e que fazem parte do mobiliário original do salão. Para além da melhoria das condições de estar e de conforto, pretende-se também reforçar com esta intervenção a identidade deste espaço simbólico e representativo não só para o funcionamento das sessões da Assembleia Municipal, mas também para outros acontecimentos e recepções públicas.

Para além da obra física, a autarquia está empenhada em preservar a memória. Será patente o esforço continuado em recuperar ou exibir objectos e fotos que nos ajudam a referenciar e a ler a história do edifício dos Paços do Concelho, dos Presidentes da Câmara, numa palavra do Municipalismo em Estarreja.

Na comemoração dos 115 anos do histórico edifício, os visitantes vão, por exemplo, poder apreciar as obras de arte pertencentes ao espólio municipal. Com a colaboração do artista estarrejense Joakin Pereyra, foram criadas condições para que seja possível apreciar dezenas de obras que se encontravam depositadas longe do olhar dos munícipes.

COMEMORAÇÕES
VI ANIVERSÁRIO
ELEVAÇÃO
ESTARREJA A CIDADE