Minibasquete CDE/CME: 20 atletas em inicio de época

quinta, 06 de janeiro 2011

O Minibasquete iniciou a sua época desportiva com duas equipas de basquetebol, uma para atletas com idades inferiores a 11 anos e outra para atletas com idades entre os 11 e os 14 anos.

A equipa do CDE visa sobretudo a formação dos atletas do Concelho, proporcionando-lhes a prática salutar de uma modalidade pela qual nutrem um gosto especial, o basquetebol. A formação de atletas procura a exacerbação dos valores associados ao desportivismo, fair-play, sem esquecer a natural competitividade salutar inerente à prática de qualquer modalidade desportiva.

A 1ª fase da competição inerente ao escalão de Sub13 pautou-se por um equilíbrio generalizado entre as equipas participantes. A competição é realizada em jogo de 5x5, em tudo semelhante ao jogo formal, procurando-se que as regras, as condutas e todos os procedimentos de jogo sejam o mais próximo possível do jogo formal. Entre 8 equipas em competição, a equipa de Estarreja está um 4º lugar, com 3 vitórias e 2 derrotas.

O escalão de Sub10 iniciará a competição no dia 9 de Janeiro, funcionando a mesma em regime de concentração. Neste escalão a competição é realizada em jogo reduzido de 3x3, procurando-se desta forma o maior número de contactos possível dos atletas com a bola. Neste escalão procura-se o respeito pelas regras básicas do jogo, e a aprendizagem dos seus princípios orientadores.

O futuro é auspicioso e a formação dos atletas vai sendo melhorada treino após treino, jogo após jogo, trabalhando-se também para conseguir melhores treinadores, atletas, directores e condições.

Um dos factores de sucesso da actividade tem sido a participação incansável dos pais, desde a participação na actividade directiva e no apoio incondicional à equipa, até à colaboração em termos de organização dos encontros.

A actividade formativa do Minibasquete vai continuar, já com um novo calendário e uma nova competição.


Até à data, a modalidade conta com um grupo de 20 atletas que participam nas várias competições.

As inscrições estão permanentemente abertas.

O horário dos treinos é:
3ª, 4ª e 5ª | 17h30min. – 19h30min. | Pavilhão da Antiga-Escola Padre Donaciano
Sábado | 10h00min. – 12h00min. | Pavilhão Municipal de Estarreja