"EGAS MONIZ – Uma biografia"

Lançamento do livro este sábado

sexta, 14 de janeiro 2011

Inserida nas comemorações do 6º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade, decorre a sessão de lançamento do livro “Egas Moniz, Uma Biografia”, de João Lobo Antunes, no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 17h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Estarreja. Uma obra com a chancela da Gradiva Publicações. Seguir-se-á uma sessão de autógrafos.

Esta é a primeira biografia de uma das mais fascinantes personalidades médicas do século XX, a quem se devem duas contribuições científicas fundamentais: a angiografia, uma técnica que permite a visualização dos vasos cerebrais, e a psicocirurgia, o primeiro tratamento cirúrgico de certas doenças psiquiátricas, agora ressuscitada em consequência de progressos tecnológicos recentes.

António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz nasceu em 1874 em Avanca e formou-se na Universidade de Coimbra. A sua tese sobre “A vida Sexual” tornou-se num “best-seller”. Em 1911 transferiu-se para a Universidade de Lisboa como Professor de Neurologia. Até 1919 foi um político activo, chegando a Ministro de Negócios Estrangeiros no governo de Sidónio Pais, e chefiando a delegação portuguesa à Conferência de Versalhes no final da Grande Guerra.

Esta é uma narrativa que o autor pretendeu que fosse objectiva e crítica, e para a qual dispôs de numerosos documentos e cartas inéditos e do testemunho de colaboradores e familiares de Egas Moniz. Irá certamente contribuir para o melhor conhecimento de um português que para muitos permanece ainda uma figura obscura, que foi um político, um diplomata, um homem das letras e do mundo, um clínico de sucesso e um cientista improvável.

Autor: JOÃO LOBO ANTUNES licenciou-se em Medicina em 1967. Entre 1971-1984 esteve nos EUA como bolseiro da Fundação Fulbright. Trabalhou no Instituto Neurológico de Nova Iorque, sendo nomeado, em 1980, Professor Associado de Neurologia da Universidade de Columbia. No âmbito da sua tese de doutoramento dedicou-se à investigação em áreas de Neuroendocrinologia.

Regressou a Portugal para ocupar a recém criada cátedra de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa. É autor de inúmeros artigos científicos e editor de vários livros sobre temas da sua especialidade.

Website http://www.gradiva.pt/?q=C/BOOKSSHOW/2623

A primeira biografia da grande personalidade médica do século XX, escrita por outra grande figura da medicina portuguesa, João Lobo Antunes.

Documentos e cartas inéditas.
O diplomata, o homem das letras, o clínico, o cientista e prémio Nobel.

COMEMORAÇÕES VI ANIVERSÁRIO
ELEVAÇÃO ESTARREJA A CIDADE

PRÓXIMOS EVENTOS

DIA 15 [SÁB] FEIRA D’ANO – SANTO AMARO