Ginástica +55 em Água Levada

quinta, 13 de janeiro 2011

O programa +55 – Ginástica de Manutenção, da Escola Municipal de Desporto de Estarreja, chegou a Água Levada, freguesia de Avanca. Está a funcionar, desde Novembro, a Turma + 55 de Água Levada, a 11ª turma deste programa, nas instalações da antiga escola primária, com um grupo de 15 alunos.

A iniciativa partiu de um grupo de pessoas residentes em Água Levada, que questionaram o Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, sobre a possibilidade de terem aulas de ginástica, aquando da cedência do espaço à Junta de Freguesia. A Escola Municipal de Desporto acedeu ao repto enquadrando-o no programa sénior +55.

Assim, duas vezes por semana, todas as segundas e quintas das 10h00 às 11h00, este grupo tem nas aulas gratuitas de ginástica de manutenção.

No concelho, estão inscritos neste programa para seniores, 380 participantes, divididos por 11 turmas das 7 freguesias. Duas vezes por semana, estas pessoas têm aulas gratuitas nas suas freguesias.

O projecto consiste na sensibilização e criação de hábitos para a prática de actividade física regular. São desenvolvidas actividades contínuas de ginástica de manutenção, assim como actividades pontuais sob forma de encontros desportivos e passeios.

É objectivo geral promover na população concelhia um conjunto de actividades, devidamente orientadas, que possibilitem uma melhoria da autonomia e qualidade de vida dos sujeitos, com reflexos esperados na sua saúde.

Relembre-se que, no protocolo de cedência da Escola Básica do 1º Ciclo de Água Levada, desactivada em 2008, a Câmara Municipal definiu que os espaços existentes seriam colocados ao serviço da população. Para acolher prioritariamente as colectividades, a Câmara Municipal autorizou a cedência, a título provisório e gratuito, da escola e espaço envolvente à Junta de Freguesia de Avanca.

De acordo com o protocolo, deve a Junta de Freguesia disponibilizar espaços de formação e de convívio para a população local, atribuir espaços para sede das colectividades de Avanca que o solicitem e garantir a manutenção, limpeza e asseio dos diversos espaços em causa.

Website www.emdestarreja.net