Concursos incentivam novas ideias

Mais empreendedorismo na escola e na comunidade

terça, 18 de janeiro 2011

A Destac lançou o Concurso de Ideias Estarreja 2011, onde está em causa um prémio monetário de 2.500 euros, consultadoria para desenvolvimento de Plano de Negócios e um espaço na Incubadora de Empresas de Estarreja. Prémios aliciantes que procuram atrair ideias de negócio inovadoras.

Dinamizar o empreendedorismo e a criação do próprio emprego é um dos grandes objectivos desta iniciativa dirigida à comunidade em geral. As candidaturas podem ser entregues até dia 30 de Abril. Todas as informações e regulamento estão disponíveis no site www.estarrejacentro.com.

O concurso foi apresentado na Incubadora de Empresas de Estarreja, numa sessão de sala cheia, presidida por José Eduardo de Matos, (ficheiro áudio) que destacou o empreendedorismo na educação. “Os projectos educativos devem estar imbuídos destas novas facetas, que não eram aplicadas”, salientou o presidente da Destac, João Alegria, também Vereador da Educação na Câmara Municipal. (ficheiro áudio)

No ano lectivo anterior avançou-se com o projecto-piloto “Empreendedorismo na Escola”, que conforme explicou Andreia Rocha, gestora do projecto CLDS “7 Desafios em Rede”, (ficheiro áudio) foi dinamizado junto de uma turma do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão da Escola Secundária, com o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas como a gestão de um mini-negócio, formação em desenvolvimento de Plano de Negócios, sessão sobre Empreendedorismo e Criação de Empresas e o Concurso de Ideias de Negócios.

Quatro originais ideias foram submetidas a concurso. Os jovens estudantes apresentaram-nas na sessão desta manhã e receberam os prémios de participação concedidos pela Dow Portugal. A vencedora foi Ana Resende, que impelida por preocupações ambientais, criou a empresa “Reaproveitar Unipessoal, Lda”, um projecto de reaproveitamento e reciclagem de beatas de cigarros em tecido. “Mude o mundo. Está nas suas mãos” é o slogan desta ideia, não apenas amiga do ambiente, ao mesmo tempo “inovadora, sustentável e rentável”. O cinzeiro Eco-Beatas recolhe os restos do cigarro, que são transformados em tecido e que, por sua vez, é colocado no mercado. (ficheiro áudio)

Esta primeira experiência tão positiva mereceu a distinção da Inspecção-geral da Educação que reconheceu o Clube de Empreendedorismo da Secundária como um projecto inovador, e terá uma nova edição mais ambiciosa. “Queremos chegar a um número alargado de turmas e a um leque diversificado de cursos”, referiu Andreia Rocha, na apresentação da iniciativa “Empreendedorismo na Escola 2010/2011”. (ficheiro áudio)

Esta ano lectivo, serão desenvolvidas novas actividades que dinamizem o empreendedorismo, nomeadamente sessões de sensibilização dos professores para a importância desta matéria na educação e para o futuro dos alunos, uma conferência sobre empreendedorismo jovem, o concurso de ideias de negócio e uma mostra de ideias inovadoras.

Os projectos são desenvolvidos pela DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, no âmbito do CLDS “7 Desafios em Rede”.

São parceiros nestes projectos a Câmara Municipal de Estarreja, a Escola Secundária de Estarreja, a Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro – Pólo de Estarreja e a SEMA. Estas acções contam com o patrocínio da empresa DOW Portugal.

Ficheiros áudio:

José Eduardo de Matos, Presidente da Câmara Municipal, incentiva os jovens estudantes presentes na sessão: “Acreditar em nós e lançar as nossas ideias, correndo riscos, é o melhor caminho. As respostas tradicionais de emprego estão reduzidas, há que procurar novos caminhos”. A comunidade ajuda a criar condições, sendo a Incubadora de Empresas de Estarreja um exemplo disso mesmo. “Temos conseguido criar uma rede muito forte e interessante de parceria de trabalho”, destacou o autarca.

Eduardo Gadea, Director da Dow Portugal, afirma que é “um prazer ver gente jovem com ideias novas e capacidade de empreendedorismo. Na Dow, estamos sempre à procura de ideias novas. É a base do nosso futuro, essencialmente na Europa ocidental. É básico que a Europa cresça tendo como base das nossas ideias”. O responsável pela empresa garantiu que “vamos continuar a ajudar estas actividades”.

Jorge Ventura, director da Escola Secundária de Estarreja, dá como exemplo o jovem norte-americano que criou o Facebook e refere ser “uma satisfação enorme trabalhar num concelho com esta Câmara, junto de colegas que são cumpridores e alunos excelentes, que têm um potencial extraordinário. São o futuro e só precisam de um catalisador que a câmara, a escola e a comunidade o têm feito”.