Recuperação do Moinho de Egas Moniz já começou

quarta, 09 de fevereiro 2011

Tiveram início as obras de recuperação do Moinho de Meias, duas construções que eram usadas como moinhos de água e de habitação da família de moleiros e que estão situadas na Quinta do Marinheiro, em Avanca, onde se localiza a Casa Museu Egas Moniz. A empreitada foi adjudicada à empresa “Carlos Dias Martins,  Lda”, pelo valor de 88.824,88 €, acrescido de IVA.

Com projecto do arquitecto Ricardo Matos e parecer positivo do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, a intervenção tem um prazo de execução de 180 dias e respeita a traça original e sistema construtivo dos moinhos.

Com o funcionamento dos Moinhos vai ser possível promover actividades lúdicas, pedagógicas e ambientais, recordando-se um modo de vida de um passado recente.

Após estas obras, será possível assistir ao funcionamento de dois casais de mós, com as respectivas moegas onde se depositam os cereais para serem transformados em farinha.

A recuperação dos moinhos faz parte de um Plano de Valorização do Património Arquitectónico e Paisagístico da Quinta do Marinheiro, marcando o arranque das Obras de Conservação e Consolidação do Núcleo Rural e Pedagógico, que integra com as estufas, viveiros municipais e terrenos de cultivo.
 


A autarquia concretiza a sucessiva reabilitação deste espaço único no Município e no País do vencedor do Prémio Nobel da Medicina.