Wooden Wand (EUA) e Companhia Paulo Ribeiro no CTE

sexta, 11 de fevereiro 2011

Este fim-de-semana, o CTE – Cine-Teatro de Estarreja recebe Wooden Wand, um cantautor genuíno, animado e emanando o mesmo espírito e carisma dos mestres da country fora-da-lei, e a Companhia Paulo Ribeiro com a reposição da sua marcante primeira criação, Sábado 2, por ocasião do 15.º Aniversário do grupo.

WOODEN WAND (EUA)

Bar CTE | Sex 11 Fev 23H00
MÚSICA | BAR CTE 1,5€ |
ENTRADA LIVRE P/A ESPECTADORES DO FILME I'M STILL HERE

BILHETES À VENDA NO LOCAL, EM CTE.BILHETEIRAONLINE.PT E NAS LOJAS FNAC
FOLK PSICADÉLICO | 60 MIN. | M/12

Voz, guitarra eléctrica: James Jackson Toth

Nas palavras de Michael Gira, líder dos míticos Swans e patrão da actual editora do músico, a Young God Records, James Jackson Toth, também conhecido como Wooden Wand, “é um grande escritor de canções Americano em todo o seu esplendor e potência”.

James é um cantautor genuíno, animado e emanando o mesmo espírito e carisma dos mestres da country fora-da-lei Willie Nelson, Waylon Jennings ou mesmo Hank Williams. Se Nashville ainda fosse o sítio para ir e viver de vender grandes canções, James seria o Rei. As suas canções alinham naquela tradição onde o sujeito se emerge e embarca em diversas façanhas e epifanias, de arrebatamento a desespero num trago, mas imbuídas de um humor negro reconfortante ao longo do caminho da narrativa, deixando-nos rendidos ao misticismo da Viagem.

Na muito aguardada presente tour europeia em que se encontra, vem promover o novo álbum Death Seat, que tem sido alvo de críticas elogiosas à sua música erguida de comprometimento e paixão, nascida de experiência ganha arduamente e por isso mesmo recompensadora, nestes tempos de frivolidades passageiras para muitos.

“SÁBADO 2”, PELA COMPANHIA PAULO RIBEIRO

Cine-Teatro de Estarreja | Sáb 12 Fev 22H00
DANÇA | 5€ | 3,5€ C/DESC. HABITUAIS

BILHETES À VENDA NO LOCAL, EM CTE.BILHETEIRAONLINE.PT E NAS LOJAS FNAC
70 MIN. | M/6
APRESENTAÇÃO CO-FINANCIADA PELA UE/ FEDER, QREN, MAIS CENTRO, INALENTEJO, POR LISBOA, O NOVO NORTE

Coreografia: Paulo Ribeiro
Intérpretes: Eliana Campos, Leonor Keil, Rita Omar, Gonçalo Lobato,
Peter Michael Dietz, Romulus Neagu
Música: Nuno Rebelo
Figurinos: Maria Gonzaga
Luzes: Rui Marcelino
Co-Produção: Fundação Das Descobertas / CCB
Apoio: Secretaria De Estado Da Cultura / I.P.B.D. | The British Council | Cca – Audiovisuais | E.T.I.C. | Maria Gonzaga | Teatro Cinearte

A Companhia Paulo Ribeiro celebrou em 2010 o 15.º Aniversário. Sábado 2 foi a sua primeira e muito emblemática obra. Faz sentido recuperá-la e partilhá-la com todos os que apreciam a dança e a sua muito particular capacidade de ser intemporal. Para quem não conhece, será certamente uma feliz descoberta, para quem já viu será um momento festivo como aqueles em que revemos um ente querido que regressa após uma longa ausência.

«Sábado 2 é uma obra essencialmente egoísta; o outro existe para dar relevo às nossas fantasias; compadecemo-nos a pensar que sofremos de amor, mas não passa de imaginação e convenção social. É aí que entra o texto, para dar relevo ao estereótipo das convenções sociais, à banalidade da palavra e até dos sentimentos, quase sempre fugazes e virtuais.

Resumindo, nesta peça tentei explorar o turbilhão vazio do indivíduo virado essencialmente para si próprio, tomando a ligação com o divino como espécie de energia redentora.»

Paulo Ribeiro

“Um momento aplaudido de pé a trazer alguma esperança para o futuro da dança moderna nacional.”
Cláudia Galhós, Blitz, 6 de Junho de 1995

Website www.cineteatroestarreja.com