Hoje na Biblioteca Municipal Palestra subordinada ao tema: Etnia Cigana, uma identidade paralela

quarta, 16 de fevereiro 2011

A Biblioteca Municipal de Estarreja tem patente ao público a Exposição “Etnia Cigana, uma identidade paralela”, com trabalhos manuais realizados por crianças de etnia cigana e seus pais, residentes em Ervideiros, que participam no projecto escolhas MultiSendas, promovido pela Cáritas Diocesana de Aveiro.

Hoje, 18 de Fevereiro, dia em que encerra a mostra, decorre uma palestra às 15h30, tendo em vista o diálogo com a socióloga Carla Fernandes, da equipa técnica do MultiSendas, sobre o projecto e a comunidade cigana.

Estas actividades inserem-se no trabalho de Área de Projecto de um grupo de 5 estudantes da Escola Secundária de Estarreja que se propõe a realizar uma proposta de um plano de integração para a comunidade cigana de Estarreja, alguns dos quais já frequentam o Projecto MultiSendas.

São objectivos destes jovens conhecer aspectos da Etnia Cigana e divulgá-los à população; aprofundar conhecimentos acerca dos direitos e deveres dos Ciganos; e propagar à comunidade aspectos relacionados com a cultura desta etnia, como os seus valores, comportamentos e normas.

Até ao final de Março está a decorrer uma campanha de angariação de bens na Secundária, com o objectivo de angariar material necessário às crianças ciganas com dificuldades económicas. O total das doações será dividido pelas crianças ciganas de Estarreja e pelo Projecto MultiSendas.

Website umaidentidadeparalela.webnode.pt