“O Rabiscas” sensibiliza alunos para as questões ambientais

terça, 22 de fevereiro 2011

O Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Estarreja junto das escolas denominado “O Rabiscas” vai alterando a sua cor de acordo com a área de actuação. Este mês, “O Rabiscas – lápis de cor castanho” leva às crianças do 1º ciclo a acção “A minha Árvore”.

O programa de educação ambiental inclui a realização de acções de sensibilização junto do público escolar abrangendo as temáticas da compostagem e agricultura biológica, árvores que se adoptam, plantas aromáticas e reciclagem de papel.

A Educação Ambiental constitui o vector estratégico de acção no desenvolvimento sustentável do Município. Educar as futuras gerações, formando cidadãos ambientalmente responsáveis, continua a ser uma das prioridades da autarquia.

O RABISCAS – LÁPIS DE COR CASTANHO | A MINHA ÁRVORE
16 a 24 de Fevereiro | 21 Março – Dia Mundial da Floresta | Total 12 sessões

Objectivos: Contribuir para o sucesso da maternidade de Árvores. Pretende-se sensibilizar os alunos para uma atitude activa e responsável na protecção do ambiente incentivando a serem os "padrinhos" das árvores e a visitarem regularmente a "afilhada" na natureza a crescer.

. Noções da necessidade de preservar a Biodiversidade
. Transplante de árvore, com placa de identificação da árvore e dos seus padrinhos
. Acompanhar o crescimento da árvore

Público-Alvo: Pré-escolar e 1º Ciclo
Escolas aderentes: Laceiras, Terra do Monte, Santo Amaro, João de Deus, Senhora do Monte

O RABISCAS – LÁPIS DE COR LARANJA | ATELIER DE PAPEL RECICLADO
30 Março – 6 Maio | Total 45 sessões

Objectivos: Nos ateliers de reciclagem, as crianças podem fazer papel reciclado manualmente, interiorizando o conceito de uma forma concreta, praticando. Este tipo de actividade constitui uma forma diferenciada de estimular/motivar a comunidade escolar a tratar a temática dos resíduos, fazendo elas próprias folhas de papel reciclado que posteriormente utilizarão das mais variadas formas.

. Introdução ao tema
. Demonstração do processo manual
. Realização da reciclagem de papel por parte dos alunos

Público-Alvo: Pré-escolar e 1º Ciclo
Escolas aderentes: Agro, Congosta, Pinheiro, Laceiras, Sto Amaro, Póvoa, Mato, João de Deus, EB1 Padre Donaciano, Terra do Monte, Canelas e Vale Castanheiro

O RABISCAS – LÁPIS DE COR VERDE | AGRICULTURA BIOLÓGICA E COMPOSTAGEM
17 Fevereiro – 1 Março | Total 9 sessões

Objectivos: Este projecto tem como objectivo sensibilizar as crianças e a comunidade para o interesse da compostagem doméstica, ajudando a recuperar práticas tradicionais de reaproveitamento da matéria orgânica presente nos resíduos domésticos. Paralelamente, pretende-se dinamizar e incentivar a separação de outras componentes dos resíduos domésticos (embalagens de plástico, metal e vidro e pilhas) com vista à sua reciclagem.

Actividades:
. Identificação de componentes dos resíduos urbanos
. Explicação do processo e realização da compostagem

Público-Alvo: Pré-escolar e 1º Ciclo
Escolas aderentes: Sto Amaro, Congosta, Agro, Cabeças, João de Deus, Canelas e Póvoa

O RABISCAS – LÁPIS DE COR AZUL | SABORES DE ANTIGAMENTE
28 Fevereiro a 25 Março | Total 39 sessões

Objectivos: A utilização do chá é uma tradição popular, através da qual se procurava remédio para maleitas comuns. Ao longo desta actividade os participantes vão ter a oportunidade de identificar as principais plantas aromáticas e medicinais utilizadas e principais aplicações medicinais. Depois de tocar e sentir os diferentes aromas das plantas, pretende-se promover assim a utilização do chá e as suas mais valias para a saúde humana.

Actividades:
. Identificação das principais espécies de plantas aromáticas
. Explicar como se preparam infusões
. Degustação de diversos tipos de chás, elaborados com plantas aromáticas biológicas

Público-Alvo: Pré-escolar e 1º Ciclo
Escolas aderentes: Agro, Bandeira, Congosta, Cabeças, Pinheiro, Laceiras, Santo Amaro, Vale Castanheiro, Póvoa, Mato e João de Deus