Casa Melhor apoia caso social em Salreu

quarta, 09 de março 2011

Aprígio Amador, de Salreu, começa uma nova fase na sua vida. A sua casa, degradada pelo tempo, deixou de ser um espaço de conforto e bem-estar, tão indispensáveis num verdadeiro lar. O programa “Casa Melhor” interveio e resolveu mais um problema habitacional.

Dá-se assim por concluída a 8ª edição do programa de Conservação de Habitações Degradadas de Pessoas Carenciadas do Município de Estarreja, relativa a 2010, com a resolução do 20º caso.

A habitação era antiga, muito degradada e com necessidade urgente de obras de beneficiação, que restituíssem as condições mínimas de habitabilidade e conforto.

Com 56 anos de idade, Aprígio Amador vive sozinho e tem problemas de saúde crónicos. Uma situação económica e social de grande precariedade, que a Junta de Freguesia tem referenciada. Aprígio Amador recebe outras ajudas institucionais, nomeadamente da Associação de Solidariedade Estarrejense, que acompanha socialmente a situação e apoiou também outras obras necessárias na habitação.

Esta candidatura ao Casa Melhor teve a comparticipação máxima, de 4 mil euros, para a recuperação da habitação localizada na freguesia de Salreu, ao nível da reparação de piso, azulejaria, carpintarias e pinturas.

A Câmara de Estarreja ajudou, desde 2004, 124 famílias a fazerem obras de conservação nas suas habitações, ao abrigo do programa Casa Melhor, num investimento superior a 425 mil euros.

Criado em 2004, o Casa Melhor presta ajuda financeira aos agregados familiares que, pretendendo fazer obras de conservação nas suas habitações, não possuam capacidade financeira para custear a sua realização.

As obras podem ser financiadas até 4 mil euros por agregado familiar, independentemente do custo total da intervenção.

O apoio prestado tem vindo a revelar-se muito importante para as famílias, que de outro modo, não conseguiam, por si só, proceder a determinadas melhorias e dotar os seus espaços habitacionais de conforto e condições mínimas de habitabilidade.

A 9ª edição do Casa Melhor terá início em Abril, com a abertura do prazo de candidaturas que decorre durante todo o mês. A verba prevista para o programa em 2011 é de 80 mil euros, mantendo-se os valores dos anos anteriores.