Comemoração do Dia Mundial da Floresta

segunda, 21 de março 2011

A Câmara Municipal celebra esta segunda-feira o Dia Mundial da Floresta convidando todas as crianças do concelho a semear espécies locais. A acção decorre durante todo o dia, a partir das 9h30, no Parque Municipal do Antuã. A actividade é destinada a todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo das escolas e instituições de ensino do concelho (jardins de infância, escolas públicas e privadas e CERCIESTA).

Serão oferecidos pacotes de sementes personalizados e a sementeira será feita em embalagens usadas a trazer pelos alunos.

Actividade
. Sementeira de espécies autóctones em embalagens reutilizadas (pacotes de iogurte ou leite por exemplo);
. Explicação sobre os tipos de espécies, forma de germinação, aspecto adulto e principais utilizações,
. Espécies a semear: Pinus pinea (pinheiro manso); Arbutus unedo (medronheiro); Crataegus monogyna (pirliteiro); Prunus avium (cerejeira brava) e Sorbus aucuparia (tramazeira).

Objectivos
. Dar a conhecer as várias espécies florestais autóctones e a forma como se desenvolvem na Natureza;
. Fomentar a reutilização das embalagens domésticas;
. Promover a sustentabilidade florestal através do slogan “A Floresta é para todos!”, escolhido para assinalar o Ano Internacional da Floresta – 2011.

A germinação e crescimento deverão ser acompanhados em contexto de aula pelos professores/educadores das escolas/instituições a que pertencem. Serão distribuídos pacotes de sementes para que a criança repita a actividade com os seus encarregados de educação e assim passar a mensagem.