Música na Escola 2011

segunda, 21 de março 2011

A Câmara Municipal de Estarreja volta a levar a efeito mais uma edição do “Programa Escola d’Arte”, este ano dedicado à Música. 1200 crianças do 1º Ciclo do Concelho viverão a experiência de assistir e participar activamente num concerto de música clássica.

“Música na Escola” é um projecto de acção educativa, desenvolvido pela Orquestra Filarmonia das Beiras, que tem como objectivo a divulgação, sensibilização e formação do público infantil para a música, dando ênfase à participação das crianças no processo de realização musical, através da interacção com a orquestra por meio de diversas estratégias diversas.

As sessões pedagógicas comentadas, com a participação das crianças acompanhadas pelos professores, que inclui interactividade entre músicos da orquestra, animador e crianças, decorrem nos dias 23 (9h30m e 11h00) e 24 de Março (9h30m), no Cine-Teatro de Estarreja.

“O que há na barriga de uma sinfonia?”
Orquestra Filarmonia das Beiras
Jorge Castro Ribeiro, apresentador | António Vassalo Lourenço, maestro

Objectivos gerais:

• Promover a cultura musical junto das comunidades do 1.º Ciclo;
• Proporcionar aos alunos um contacto directo com a orquestra, os seus instrumentos e o repertório de referência;
• Incentivar o gosto pela audição de música ao vivo, e pelo repertório da orquestra em particular;
• Envolver as comunidades escolares na preparação prévia do concerto;
• Criar hábitos de audição, oportunidades de experimentação e desenvolver o gosto pela prática musical;
• Oferecer às crianças uma oportunidade de performance simples com a Orquestra
• Potenciar novos públicos, entre professores, alunos e suas famílias;

Objectivos específicos do programa “O que tem uma sinfonia na barriga?”

• Perceber a estrutura de uma obra sinfónica;
• Conhecer a orquestra e os instrumentos que fazem parte dela
• Verificar a multiplicidade de papéis dos instrumentos musicais na estrutura sinfónica;
• Promover a audição estrutural da música
• Promover a audição activa
• Incentivar o gosto pela audição de música ao vivo e pelo repertório da orquestra em particular e transmitir esse gosto às famílias.

Na presente edição do programa Música na Escola a Orquestra Filarmonia das Beiras decidiu abordar duas obras do compositor W. A. Mozart: a conhecida obra Pequena Serenata Noturna (“Eine Kleine Nachtmusik”, ou Serenata nº 13 em Sol maior para cordas K 525) e a Sinfonia nº 29 em Lá Maior, K 201.

Neste programa será estabelecida uma analogia entre a Orquestra e o corpo humano, bem como entre a música e as funções vitais do organismo. Partindo desta metáfora será possível abordar a constituição da orquestra, a complementaridade dos instrumentos, a organização e interacção. Quando toda a orquestra toca, surge a música que se estrutura a partir de frases, motivos, cadências e tantas outras coisas, tal como os órgãos do corpo humano que desenvolvem diferentes funções vitais.