Dia Mundial da Floresta: Crianças lançam sementes para mais de 400 árvores!

terça, 22 de março 2011

As crianças comemoraram em Estarreja o Dia Mundial da Floresta, que se celebra a 21 de Março, numa organização da Câmara Municipal, que decorreu no Parque Municipal do Antuã. A autarquia convidou os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo das escolas e instituições de ensino do concelho a semear espécies locais. Foram oferecidos pacotes de sementes que os alunos semearam em embalagens reutilizadas, como pacotes de iogurte ou leite.

No final, cada criança levou a sua sementeira para cuidar. Agora, a germinação e o crescimento vão ser acompanhados em contexto de aula pelos professores/educadores das escolas/instituições.

Semearam-se várias espécies com origem no nosso país: Pinus pinea (pinheiro manso); Arbutus unedo (medronheiro); Crataegus monogyna (pirliteiro); Prunus avium (cerejeira brava) e Sorbus aucuparia (tramazeira).

Foram ainda distribuídos pacotes de sementes para que a criança repita a actividade com os seus encarregados de educação em casa e assim passar a mensagem.

Os objectivos desta acção foram os seguintes:

. Dar a conhecer as várias espécies florestais autóctones e a forma como se desenvolvem na Natureza;

. Fomentar a reutilização das embalagens domésticas;

. Promover a sustentabilidade florestal através do slogan “A Floresta é para todos!”, escolhido para assinalar o Ano Internacional da Floresta – 2011.